Mercados alternativos para exportação de alimentos em debate
O IPAM – The Marketing School promove, na próxima quarta-feira, 25 de Fevereiro, a conferência “Diversidade cultural no consumo alimentar: o papel da religião nos hábitos alimentares”
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
Em 2014, o sector dos alimentos e bebidas cresceu 6,5%, números que atestam o potencial e a maturidade dos produtos “Food&Beverage” nacionais nos tradicionais mercados de exportação e que lançam um novo desafio ao sector: alargar o raio de exportação.
É neste contexto que o IPAM – The Marketing School promove, na próxima quarta-feira, 25 de Fevereiro, a conferência “Diversidade cultural no consumo alimentar: o papel da religião nos hábitos alimentares” que pretende analisar o potencial e as limitações que diferentes culturas e religiões – desde os hábitos cristãos até à realidade muçulmana e judaica – apresentam à indústria alimentar portuguesa.
Durante a iniciativa, Ferrão Filipe, docente do IPAM , Abdulah Seedat, membro do Instituto Halal Portugal, e o chef Hélio Loureiro vão analisar as especificidades da cultura alimentar nacional e as respectivas vantagens competitivas para a sua afirmação em diferentes contextos culturais e religiosos. A comunidade muçulmana – com 25 milhões de habitantes na União Europeia, 50 mil dos quais em Portugal –, e o princípio Halal pelo qual rege o consumo alimentar, será, a par da comunidade judaica e dos produtos Kosher, um dos temas em destaque. Abdulah Seedat vai abordar as potencialidades e oportunidades que este mercado jovem e emergente – que representa cerca de um quarto da população mundial e vale, segundo dados de 2012, 500 mil milhões de dólares – reserva aos empresários.
Correção a 20/07 – A notícia dizia incorretamente que Ferrão Filipe é Presidente da CIP, mas à data da publicação da notícia já não exercia essa função.