Estudo. Apenas 13% dos retalhistas apostam em sistemas de pagamento por telemóvel
A pesquisa dá conta que 18% dos retalhistas tem loja online. Um total de 24% dos empresários pondera investir no comércio online durante o próximo ano. Por outro lado, apenas 13% dos retalhistas considera lançar soluções de pagamento por telemóvel
Rita Gonçalves
Salesforce investe em formações gratuitas em IA
Luís Simões valida metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
A otimização dos processos de negócio e a adaptação da experiência de compra à vontade do consumidor são as principais tendências apuradas no estudo “A Revolução Tecnológica no Retalho: Realidade ou Ambição?”, desenvolvido pela PHC Software, que dá a conhecer as “especificidades e necessidades tecnológicas” do setor do retalho.
A pesquisa dá conta que 18% dos retalhistas tem loja online. Um total de 24% dos empresários pondera investir no comércio online durante o próximo ano. “A loja online é hoje crucial na área do retalho e é natural que 42% dos retalhistas pretenda investir nesta área. Sabem que os seus negócios necessitam das soluções tecnológicas que dão aos seus clientes a experiência que estes procuram”, sublinha Cláudia Raposo, diretora de operações (COO) da PHC Software.
Mais de 83% dos ‘players’ deste mercado opta por um software de gestão integrado com o ponto de venda, não só para fazer face às obrigações legais, mas também para responder à necessidade de automatização de processos e de uma gestão eficaz de stocks, segundo o estudo. A sincronização de dados entre lojas e sede é já feita em tempo real por 62% dos inquiridos, o que facilita e agiliza os processos de inventário e stock.
Apesar do estudo desenvolvido pela Gartner, que estima que em 2018 50% dos consumidores deverão utilizar os pagamentos por telemóvel em mercados maduros, o estudo desenvolvido pela PHC conclui que apenas 13% dos retalhistas considera vir a dar resposta a esta necessidade durante os próximos dois anos.
Os resultados deste estudo, que demonstram a aposta do setor na otimização, foram apresentados por ocasião do “Retail Day”, evento que decorreu nas instalações da Microsoft em Lisboa e contou com cerca de cem parceiros e clientes da PHC.