Media Markt estreia conceito Digital Store em Barcelona
A cidade espanhola recebeu o novo conceito de loja interativa da insígnia de tecnologia do grupo Metro. Ao longo dos 800 quadrados, é possível experimentar produtos, visualizar conteúdos nas redes sociais, jogar, receber atendimento personalizado, obter formações, entre outras experiências
Ana Catarina Monteiro
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A Media Markt inaugurou em Barcelona a sua primeira Digital Store.
A cidade espanhola recebeu o novo conceito de loja interativa da insígnia de tecnologia do grupo Metro. Ao longo dos 800 quadrados, é possível experimentar produtos, visualizar conteúdos nas redes sociais, jogar, receber atendimento personalizado, obter formações, entre outras experiências, como explica a própria cadeia no portal Media Trends by Media Markt.
O ponto de venda divide-se em quatro universos: eletrodomésticos, informática, som e imagem e telecomunicações. Além da oferta em loja, o consumidor tem acesso às mais de 20 mil referências disponíveis no canal online, através de catálogos digitais instalados em cada uma das áreas de produto. Estes dispõem de um sistema ‘pin pad’ integrado, permitindo ao cliente finalizar a compra, sem necessidade de passar pela caixa de pagamento.
O cliente pode recolher a qualquer hora na loja as suas compras feitas online, através de um robô presente no espaço que garante o serviço durante 24 horas por dia, funcionando também como método de recolha em armazém de produtos comprados na loja. Quando não existem pedidos pendentes, o robô dança.
Os ecrãs dominam o espaço. A Digital Store integra três ecrãs Samsung OLED transparentes, sendo “a primeira loja em Espanha e a segunda na Europa a incorporar este tipo de tecnologia”. Incorpora também um ‘videowall’, que transmite a atividade e os comentários que surgem nas redes sociais da insígnia, além de um ‘Social Wall’, no qual os consumidores podem interagir com os conteúdos das plataformas sociais.
A adoção de tecnologia RFID faz com que, quando o cliente se aproxima de um determinado produto, a informação sobre o mesmo surja automaticamente nos ecrãs. Para as crianças, o espaço permite que desenhem as suas próprias personagens, que depois serão digitalizadas para os ecrãs táteis, onde podem jogar com os seus próprios desenhos ou ainda com ‘selfies’.
A loja digital apresenta ainda uma área de experimentação, onde os clientes têm a possibilidade de conhecer novas tecnologias, como a realidade virtual, assistir a apresentações ou eventos de ‘gaming’.
A formação é um dos objetivos deste novo conceito da Media Markt, que garante formação aos clientes em desde aspetos básicos a mais avançados, de forma permanente e continuada, consoante os pedidos dos consumidores.
Caso o cliente pretenda receber um atendimento individual e personalizado, pode recorrer ao serviço ‘One to One’, que funciona por marcação.
Nesta loja, a zona de caixas de pagamentos deu lugar a dez ‘stands’ multifuncionais, onde o cliente pode receber o produto comprado na loja, pedir assistência técnica, obter serviço de pós-venda, entre outros.