Conheça a estratégia do Carrefour para os próximos cinco anos
Chama-se “Carrefour 2022” a nova estratégia global do grupo retalhista de origem francesa para alavancar a competitividade e a rentabilidade do negócio em cinco anos: forte investimento no canal online, redimensionamento dos hipermercados, expansão dos formatos de conveniência e “cash&carry”, redução de funcionários, encerramento de lojas e reestruturação da oferta biológica e saudável. Saiba tudo
Rita Gonçalves
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Chama-se “Carrefour 2022” a nova estratégia global do grupo retalhista de origem francesa para alavancar a competitividade e a rentabilidade do negócio em cinco anos. O plano está suportado em quatro pilares: ter uma organização simples e aberta, aumentar a produtividade e as vantagens competitivas, criar um universo omnicanal de referências e rever a oferta para promover a qualidade dos alimentos, explicou o grupo em comunicado depois da apresentação da sua nova estratégia global que teve lugar ontem, terça-feira, na capital francesa.
“A ambição do Carrefour é liderar a transição alimentar para oferecer aos nossos clientes, todos os dias e em todas as partes, alimentos de qualidade e de confiança a preços competitivos”, explicou o presidente e conselheiro delegado do grupo, Alexandre Bompard, acrescentando que entre as prioridades estão a simplificação da organização, a abertura a alianças, a eficiência operacional, o investimento em novos formatos de crescimento, a construção de um “eficiente” modelo omnicanal e a oferta acelerada de produtos frescos e orgânicos, especialmente com a marca Carrefour.
O plano
O grupo pretende encerrar a sede localizada em Bolonha-do-Mar, França. Está a preparar um plano de saídas “voluntárias” que envolverá 2.400 funcionários das 10.500 pessoas que trabalham na sede. Com esta e outras medidas, como a simplificação da rede logística e o encerramento de 273 lojas que comprou ao Grupo Dia em França (que hoje operam sob a sua marca), o Carrefour pretende alcançar uma poupança de cerca de dois mil milhões de euros em cinco anos.
No que diz respeito ao canal digital, uma das grandes apostas, a meta passa por alcançar em 2022 uma faturação de cinco mil milhões de euros em vendas online e uma quota de mercado próxima dos 20%.
Na área dos acordos estratégicos, o grupo de distribuição fez uma aliança com Tencent, o maior e mais utilizado portal de serviços de internet na China, que pressupõe a entrada desta empresa e da cadeia de supermercados Yonghui na estrutura acionista da filial do Carrefour no gigante asiático.
As lojas físicas
No retalho físico, o grupo tem no formato hipermercado um dos seus pontos fortes e, por isso, não prevê fechar hipermercados em França. No entanto, para melhorar a eficiência, vai adaptar a dimensão destas lojas à área de influência de cada espaço, quando considerar essa medida estratégica.
Na expansão o grupo está focado nos formatos de supermercados e nas lojas de conveniência. O plano é ambicioso. O Carrefour quer abrir duas mil lojas nos próximos cinco anos nas principais cidades europeias.
A cadeia francesa vai ainda desenvolver o formato cash & carry no Brasil e na Argentina. No Brasil planeia abrir 20 lojas sob a insígnia Atacadão por ano, até 2020, e na Argentina vai reconverter 16 hipermercados, este ano, em lojas grossistas Maxi.
Quanto aos serviços, o grupo vai lançar a entrega das compras online em uma hora em 26 cidades francesas este ano, vai abrir 170 novos centros “drive” (entrega no automóvel) e expandirá o serviço ‘click and collect’ a mais de metade das lojas nos próximos dois anos.
Alimentação biológica
Na aposta para liderar a transição alimentar, o Carrefour prevê quadriplicar a faturação na categoria de produtos biológicos até 2022 para cinco mil milhões de euros.
A retalhista quer ainda que, daqui a cinco anos, um terço das suas vendas digam respeito a produtos de marca própria.