PUB
PUB
FMCG

Espumante português quer papel principal às refeições

Espumantes de melhor qualidade estão a elevar a crítica internacional e a despertar o interesse dos consumidores. Produtores trabalham para aumentar momentos de consumo, associando a bebida à gastronomia portuguesa

Rita Gonçalves
FMCG

Espumante português quer papel principal às refeições

Espumantes de melhor qualidade estão a elevar a crítica internacional e a despertar o interesse dos consumidores. Produtores trabalham para aumentar momentos de consumo, associando a bebida à gastronomia portuguesa

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Mercadona abre supermercado em Leiria
Retalho
MO reabre loja remodelada em Sintra
Retalho
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Logística
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Bebidas
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Retalho
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
Retalho
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Logística
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
Logística
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Bebidas
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Retalho
Mira Maia Shopping

Cave da Herdade da Lisboa onde a família Cardoso produz três espumantesEspumantes de melhor qualidade estão a elevar a crítica internacional e a despertar o interesse dos consumidores. Produtores trabalham para aumentar momentos de consumo, associando a bebida à gastronomia portuguesa

Bairrada, 1890. A história do espumante português começa há 133 anos pela mão de José Tavares da Silva, na Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada, hoje designada Estação Vitivinícola da Bairrada. O engenheiro agrónomo aplicou o método tradicional de produção de champanhe (champanhês) naquela que é considerada a primeira experiência de produção de espumante em Portugal.

Depois da Bairrada, atualmente a maior região produtora de espumante em Portugal, responsável por mais de metade da totalidade dos espumantes produzidos no nosso país, a produção deste tipo de vinho estendeu-se às regiões de Távora Varosa, Setúbal, Dão, Douro, Alentejo, Minho e Lisboa, entre outras.

O consumo de espumantes a nível global está a aumentar e, segundo com estimativas fornecidas ao Hipersuper por José Fernandes Pereira, presidente da direção da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) de Távora-Varosa, irá crescer a um ritmo anual de 3% nos próximos dez anos. Portugal não é exceção. “Para Portugal, a nossa estimativa de crescimento aponta um crescimento anual de pelo menos 5%”, avança José Fernandes Pereira, salientando que os “consumidores, nacionais e estrangeiros, em especial os turistas, estão cada vez mais curiosos em conhecer a história deste produto e do seu método de produção”.

O consumo de espumantes e vinhos espumosos representa cerca de 6% do consumo nacional de vinho. E, dentro deste, o espumante com Denominação de Origem (DO) representa 36%. O potencial de crescimento é enorme.

De forma a tirar partido deste potencial, “nos últimos 10 a 15 anos, cada vez mais produtores, por todo o país, diversificaram o portefólio de produtos, avançando com a produção de espumante de modo a dar resposta a uma procura crescente”, constata o presidente da CVR de Távora-Varosa.

Apesar de ser ainda uma bebida muito associada a festividades e celebrações, o espumante português tem vindo a fazer um caminho de aproximação à gastronomia, com o objetivo de ganhar um papel de protagonismo nas refeições. É preciso, no entanto, combater a falta de conhecimento sobre o espumante, a sua história e produção, assim como os mitos que associam o consumo da bebida a festas e celebrações, defende José Fernandes Pereira. “O espumante deve ser considerado um complemento gastronómico, que se pode consumir a qualquer hora do dia, acompanhando, no fundo, todos os momentos da nossa vida, tal como acontece lá fora. Em muitos países, o seu consumo é generalizado. Não precisam de um motivo especial para o consumir”.

Em conjunto com os produtores, a CVR tem levado a cabo um conjunto de ações promocionais junto das escolas de hotelaria e dos operadores da restauração “para os ajudar a melhor entender o espumante na sua componente gastronómica. O espumante pode acompanhar qualquer prato, sem exceção”, reitera.

Leia também Do Minho ao Alentejo. A história de cinco produtores de espumante

Espumante em estágio em garrafa na região de Távora-Varosa

Távora-Varosa. Todos os espumantes têm Denominação de Origem

No ano passado, a região de Távora-Varosa colocou no mercado 20.960 hectolitros de vinho certificado, um crescimento de 38,1%. “Foi a região que mais cresceu em volume certificado com Denominação de Origem (DO)”, assegura José Fernandes Pereira, indicando que a evolução “representa bem a estratégia definida pelos agentes económicos na afirmação da excelência dos espumantes de Távora Varosa”.

Em valor, as vendas alcançaram cerca de 20 milhões de euros. “Daquilo que sabemos, a região de Távora-Varosa é a única no país onde todo o espumante é certificado com DO. Não certificamos espumante com Indicação Geográfica (IG)”, diz o presidente da CVR.

A tendência é para continuar a aumentar a produção na região, perspetiva o responsável, uma vez que a área de vinha está a aumentar. Atualmente, a região tem 2.270 hectares de vinha. “Tivemos três inscrições por parte de agentes económicos e a estes juntam-se mais dois que só produziam vinho com DO e este ano vão lançar um espumante”, conta.

Os grandes atributos dos espumantes do Távora-Varosa estão associados ao seu terroir, aos solos graníticos a elevada altitude onde se encontram as vinhas, ao clima de extremos no inverno e no verão e à capacidade de adaptação das castas. “Todas estas condições conferem aos nossos espumantes uma elevada acidez, uma frescura única, um perfil mineral e uma grande capacidade de envelhecimento. A tudo isto há que juntar um saber fazer que vem desde os tempos dos monges de Cister”, lembra José Fernandes Pereira.

“Como região reconhecida pelos espumantes de grande qualidade, há uma tendência crescente de procura, que é reforçada pelo aumento de turistas que visitam e permanecem na região e pelo próprio desenvolvimento do enoturismo. Estes são fatores que induzem a um aumento da procura direta, mas também da indireta, pelo efeito reputação coletiva e da transmissão pessoal da mensagem”.

A maioria da produção fica no mercado interno. A exportação é residual. No curto prazo, a estratégia de comunicação tem estado centrada no mercado interno, no entanto, a CVR tem programadas ações no exterior, em especial, junto das comunidades portuguesas com maior dimensão em países como a Suíça, o Luxemburgo, os Estados Unidos e o Brasil, entre outros. “No longo prazo, de modo evolutivo e em concertação com os agentes económicos, está definida uma estratégia de internacionalização centrada em nichos de mercado e muito centrada no conceito de terroir e das visitas invertidas de influenciadores, distribuidores e mesmo de consumidores”, termina o responsável.

Certificação de espumante no Dão cresce 16%CVR Dão

“O espumante português está em alta e tem ganhado destaque recentemente”, confirma Pedro Mendonça, diretor executivo da Comissão Vitivinícola do Dão. “O país tem investido na produção de espumantes de alta qualidade, conquistando reconhecimento e despertado o interesse de consumidores e especialistas em vinhos ao redor do mundo”. O reconhecimento internacional que chega dos prémios e pontuações positivas atribuídas a espumantes portugueses por críticos e especialistas em vinhos contribui também para este aumento de procura, salienta.

Este aumento do interesse por espumantes está também relacionado com uma mudança nos hábitos de consumo e no perfil dos consumidores e a crescente qualidade da oferta, a par de preços mais acessíveis, considera Pedro Mendonça. “O espumante já não está associado apenas a celebrações, mas também a momentos mais informais, acompanhando uma qualquer refeição ou uma tarde na esplanada”, sublinha.

Em 2022, Portugal certificou 59 mil hectolitros de espumante, um crescimento de 20% face a 2021. Destes, o Dão representa 1.285, cerca de 2,2%, subindo 16,4% em relação ao ano anterior.

No concurso de Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal, há três anos consecutivos que o melhor espumante do ano é produzido no Dão. Produzidos a partir de castas autóctones da região, como Encruzado, Bical, Cerceal, Malvasia Fina e Baga, os espumantes demostram um “excelente equilíbrio entre acidez, frescura e mineralidade, além de complexidade aromática. Tem, além disso, o potencial de envelhecimento que o terroir único da região providencia”, descreve Pedro Mendonça.

No ano passado, as exportações da região demarcada do Dão registaram 24,5 milhões, o que representa um crescimento de 24% face a 2021. Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, Brasil, Suíça, Espanha, Reino Unido e Suécia, são os principais mercados. A região está a reforçar a aposta em quatro geografias: Brasil, Estados Unidos, Suíça e Japão.

Leia também Espumante português quer ter papel principal às refeições

2022: O melhor ano para os espumantes de Lisboa

cvrl lisboa portugal

A Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa conta atualmente 14 produtores com espumantes no mercado. Com uma produção total que ronda atualmente as 150 mil garrafas, 2022 foi o melhor ano de sempre para os espumantes, com um crescimento acima dos 100%, em consonância com o crescimento das vendas dos vinhos de Lisboa no canal horeca, conta Francisco Toscano Rico, presidente da CVR Lisboa.

“Estes números mostram que existe um procura crescente por parte da restauração nacional e garrafeiras especializadas, havendo um grande potencial de crescimento neste segmento de mercado, sendo que as vendas de espumantes para os mercados externos seguem em linha com a vocação exportadora da região”.

Apesar de os espumantes representarem apenas uma pequena fração das vendas e das exportações face ao global da região de Lisboa (vendas de 66 milhões de garrafas por ano, exportando 80% para mais de 100 países), são “um nicho de mercado que começa a ganhar tração, com o surgimento de mais produtores e de mais referencias no mercado”.

O perfil dos vinhos espumantes de Lisboa está intimamente ligado aos diferentes terroirs donde provêm as uvas, “todos eles marcados pela forte influência atlântica que confere frescura, mineralidade e vocação gastronómica aos vinhos e aos espumantes”.

Para Francisco Toscano Rico, quando falamos de espumantes de Lisboa temos obrigatoriamente de destacar a casta Arinto, casta rainha da Região de Lisboa, tendo o seu solar de origem em Bucelas. “É aqui que esta casta exprime todo o seu potencial qualitativo, ganhando complexidade e um grande potencial de envelhecimento, almejando uma enorme reputação que vai muito além das fronteiras de Portugal”.

Espumantes do Alentejo: Categoria de nicho em crescimento

Vinha no Alentejo

O espumante é ainda uma categoria de números pequenos na região demarcada do Alentejo, representando 0,1% dos vinhos da região que vão anualmente para o mercado com certificação e selo de garantia Denominação de Origem Controlada (DOC) e IG, diz Francisco Mateus, presidente de direção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), em declarações ao Hipersuper.

A produção de espumante na região foi reconhecida em 2003, para as zonas vitícolas de produção de DOC Alentejo (Portalegre, Borba, Redondo, Évora, Reguengos, Vidigueira, Granja-Amareleja e Moura) e, em 2010, para as restantes áreas, incluídas na IG.

Nos primeiros anos, a média da produção foi de cerca de 25 mil litros por ano, tendo aumentado gradualmente. Nos últimos cinco anos a média foi de 170 mil litros e, na vindima de 2022, superou 200 mil litros, conta Francisco Mateus.

“Apesar da evolução que tem tido, ainda é uma categoria de nicho no Alentejo, mas com apostas para crescer”, afirma o presidente da CVRA.

A tendência é de crescimento em quantidade, com um maior número de produtores – nos últimos dez anos passaram de seis para 14 – e de investimento em conhecimento e tecnologia.

“Os produtores do Alentejo têm investido em tecnologia moderna e adquirido conhecimento especializado para a produção de espumantes, incluindo equipamentos modernos para a vinificação, como prensas pneumáticas para uma extração mais suave dos mostos, tanques de fermentação controlada, controlo rigoroso de temperaturas de vinificação e adegas com condições ideais para o envelhecimento”.

As castas mais adequadas à sua produção são Antão Vaz, Arinto, Alvarinho, para espumante branco, e Aragonês e Touriga Nacional para os rosés, entre outras.

“Esta evolução positiva da produção de espumantes no Alentejo é um sinal que a região leva a sério o investimento na produção de espumantes de alta qualidade”, sinaliza Francisco Mateus.

Os espumantes oriundos do Alentejo têm “aspeto visual límpido e cor amarelo-palha brilhante que pode evoluir para dourado conforme a sua idade. De forma geral, apresentam uma bolha fina e persistente”, define o responsável.

Quando jovens, apresentam aromas frescos, que se traduzem em notas frutadas de maçã verde, pera, frutos cítricos e tropicais e, eventualmente, aromas florais. Com a idade, tornam-se mais complexos, com aromas de pão torrado, brioche e frutos secos. Devido ao processo de fermentação, do tempo de maturação em contacto com as leveduras e do envelhecimento em garrafa, ou seja, do tempo de estágio, os espumantes do Alentejo também podem ter a aromas de tosta, biscoito e frutos secos, descreve o responsável.

“Na boca, costumam ser frescos com acidez equilibrada e textura suave, ou podem ser levemente cremosos. Destacam-se, tal como nos aromas, as notas de frutas frescas e notas florais. Com um final de boca longo e persistente, deixam uma sensação de frescura e vivacidade pela sua acidez”, descreve.

Além fronteiras, Brasil, Angola e Suíça têm sido os principais destinos dos espumantes do Alentejo, beneficiando do posicionamento crescente que a região atingiu nestes mercados. “Sendo o espumante uma categoria de pequena dimensão na oferta da região, julgamos acertado manter o foco em mercados que já valorizam a origem Alentejo e buscar gradualmente reconhecimento dentro do mercado nacional beneficiando do crescimento do turismo”, finaliza.



*Artigo  originalmente publicado na edição 414

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Mercadona abre supermercado em Leiria
Retalho
MO reabre loja remodelada em Sintra
Retalho
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Logística
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Bebidas
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Retalho
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
Retalho
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Logística
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
Logística
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Bebidas
Mira Maia Shopping
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Retalho
PUB
FMCG

Salutem celebra 70 anos com nova identidade

Com o lema ‘Para a vida toda’, o novo logótipo da Salutem é baseado numa fonte da década de 50, data do nascimento da marca, acompanhado de uma linha, a linha do legado.

Hipersuper

A Salutem celebra este mês 70 anos, com o lançamento de uma nova identidade, “que reflete o orgulho no seu percurso e uma nova abordagem mais ajustada ao consumidor atual e aos desafios da sociedade moderna, democratizando o acesso a uma alimentação equilibrada”, apresenta a marca portuguesa de produtos saudáveis e dietéticos.

Com o lema ‘Para a vida toda’, o novo logótipo é baseado numa fonte da década de 50, data do nascimento da marca, acompanhado de uma linha, a linha do legado, “que representa o apoio da marca em todos e em qualquer momento, promovendo uma vida mais equilibrada”.

Esta nova aposta incorpora, ainda, a produção de embalagens mais ecológicas, com uma redução de 15% no uso de plástico em algumas das gamas.

“Este vai ser um dos momentos mais marcantes da marca. Sabemos que a alimentação é um dos pilares da longevidade e que existe uma grande pressão nas pessoas em relação à alimentação. O papel da Salutem vai ser determinante, pois tem como ambição ajudar, simplificar e retirar essa pressão. Há inclusivamente uma mudança do tom de voz da marca: leve e descontraído e com algum humor”, refere Catarina Batalha, diretora de marketing da Salutem.

Desde as suas primeiras farinhas à base de soja, a marca expandiu a variedade de opções alimentares, tendo atualmente cerca de 400 produtos no seu portefólio, produtos integrais, sem glúten, sem açúcar e biológicos. De entre estes, destacam-se as granolas e outros cereais, tortitas de milho e arroz sem glúten e outras bolachas, barras, chás, proteínas vegetais, sementes, farinhas, bem como vários ingredientes e suplementos.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Alimentar

Faturação da ElPozo Alimentación cresce 8,5%

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face […]

Hipersuper
tagsElPozo

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face ao ano anterior. Esta evolução resulta do posicionamento de marca e da inovação em produtos de elevado valor acrescentado, refere a empresa em comunicado.

A El Pozo Alimentación refere que investiu 76,5 milhões de euros, tanto em ativos tangíveis quanto intangíveis e  tem concentrado os seus esforços na investigação, formação e desenvolvimento dos seus produtos e marca.
Segundo a empresa, entre os lançamentos mais importantes estão a linha +Proteínas ElPozo Bienstar, com produtos fatiados e semicozidos ricos em proteínas, um segmento em crescimento, a La Croquetería, uma gama de empanados gourmet e a marca ElPozo KING UPP,  anunciada como a proposta mais jovem e inovadora da empresa.

Renovação

A marca ElPozo renovou a sua imagem com o rebranding da sua linha mais artesanal, ElPozo 1954, incluindo um novo logótipo, designs, formatos e uma nova campanha de comunicação com a banda murciana Viva Suecia. A lista de embaixadores da empresa, que já incluía o tenista Carlos Alcaraz, foi ampliada com José Coronado para o Legado Ibérico e Olga Carmona para a ElPozo Bienstar.

A empresa, integrada na holding Grupo Fuertes,  lembra que realizou vários projetos de infraestruturas, entre os quais se destacam a implementação de uma unidade de biotecnologia, a construção de um parque fotovoltaico para autoconsumo elétrico e a criação de um novo centro de congelação de carne.

Exportação

A ElPozo, que encerrou o exercício de 2023 com uma equipa média de 5.159 pessoas, está presente em mais de 80 países e tem como objetivo continuar a aumentar a sua quota de exportações, consolidando a sua presença nas áreas geográficas com mais potencial, tendo alcançado este ano um volume de negócios no estrangeiro de cerca de 20 por cento da sua faturação.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
FMCG

Douro Wine City celebra o melhor da região vinícola demarcada mais antiga do mundo

O melhor da região vai estar em prova no Douro Wine City até 10 de junho, no Auditório Municipal (AUDIR), no Peso da Régua. O evento, que celebra o vinho da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, é organizado pelo município do Peso da Régua, com produção Essência Company.

Hipersuper

O melhor da região vai estar em prova no Douro Wine City até 10 de junho, no Auditório Municipal (AUDIR), no Peso da Régua. O evento, que celebra o vinho da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, é organizado pelo município do Peso da Régua, com produção Essência Company.

O programa, que se iniciou esta sexta-feira, convida o público a participar em showcookings de conceituados chefes de cozinha, degustações, e a aprofundar conhecimentos nas ‘Conversas sobre o Vinho’, com Manuel Moreira, sommelier e crítico de vinhos, bem como nas provas de mais de uma centena de produtores de vinho e de produtos regionais presentes no evento.

Criando momentos de partilha e experiência, os diversos showcookings serão realizados nos dias 8, 9 e 10 de junho, às 19h, começando, no sábado, dia 8 de junho, com o chef André Carmo, restaurante Val Moreira, Hotel Vila Galé Douro Vineyards, secundado no dia 9 de junho por Maria do Céu, doceira da região e no dia 10 de junho, com a apresentação do chef Carlos Pires, da The Wine House, Quinta da Pacheca.

No sábado, 8 de junho, a primeira ‘Conversa sobre o Vinho’ mostrará como ‘Duas centenas de castas, algumas são o pilar dos mais prestigiados vinhos do Douro’, às 17h30, e na segunda conversa, às 19h, Manuel Moreira mostrará como ‘O Vinho do Porto Tawny, uma combinação de arte e sensibilidade à prova do tempo’.

No domingo, dia 9 de junho, o convite será ‘Se adora vinho e acha que não sabe provar? Não se acanhe e venha daí’, às 17h30, e o público será convidado por uma viagem na segunda Conversa sobre o Vinho ‘Montanha, vales, encostas, xisto, planaltos, tudo isto é Douro! Tudo isto é Terroir! Descubra alguns vinhos de terroir!’, às 19h.

No Dia de Portugal, segunda-feira, 10 de junho, a conversa gira em torno de ‘A altitude dos vinhos do Douro, descobrir o que os torna únicos’, às 17h30, e a segunda, às 19h, afirma que ‘Douro é origem de grandes vinhos! Os detalhes que fazem a diferença!’.

O evento é de entrada livre, com o horário da restauração e animação a funcionar entre as 16h e as 24h, já os expositores funcionarão entre as 16h e as 20h. A participação nas Conversas Sobre o Vinho e nos Showcooking têm lugares limitados, com inscrição no local.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
FMCG

Panificadora Costa & Ferreira lança Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados

A Panificadora Costa & Ferreira acaba de lançar o novo Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados, de 530g que já está disponível nas lojas Pingo Doce. Rico em fibra […]

Hipersuper

A Panificadora Costa & Ferreira acaba de lançar o novo Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados, de 530g que já está disponível nas lojas Pingo Doce.

Rico em fibra e, por isso, uma ótima opção para uma alimentação equilibrada, este novo pão é fabricado com ingredientes de alta qualidade, a partir de uma combinação de farinhas de milho, trigo e centeio. Tem um toque especial graças à adição de grãos germinados, que facilitam a digestão e são uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais, apresenta a Panificadora Costa & Ferreira que amplia o seu portfólio de produtos, após o incêndio sofrido no início de abril que destruiu parte da fábrica, situada no Alto da Serra, em Rio Maior.

Em formato retangular e à semelhança dos outros produtos da produtora portuguesa, também esta novidade é produzida com matérias-primas nacionais e sem adição de corantes e conservantes, sendo 100% natural e clean label.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Nobre

Nobre

FMCG

Nobre lança Fatias Vegetarianas com sabor a Frango

A Nobre acaba de apresentar ao mercado uma nova aposta na gama Nobre Vegalia: as Fatias Vegetarianas com sabor a Frango são a mais recente novidade neste segmento e vêm […]

Hipersuper

A Nobre acaba de apresentar ao mercado uma nova aposta na gama Nobre Vegalia: as Fatias Vegetarianas com sabor a Frango são a mais recente novidade neste segmento e vêm reforçar a oferta de produtos para os consumidores que procuram ter uma alimentação diversificada.

Os portugueses têm assim uma nova alternativa deliciosa de origem vegetal com alto teor de proteína e de fibra. Uma opção que pode ser integrada em diferentes momentos e refeições, com todo o sabor a frango, mas com 0% de carne, sublinha a marca.

“Sabemos que há uma procura crescente pelos produtos com proteína de base vegetal, confirmando a preocupação dos portugueses com uma alimentação mais diversa e equilibrada. É por isso que, enquanto marca que procura estar nas mesas de todos os portugueses, vamos continuar a investir na inovação de forma a apresentar soluções que respondam às necessidades de todos. Continuamos empenhados em reforçar as nossas ofertas vegetarianas, mantendo a qualidade que nos distingue e o sabor que cativa os consumidores, desde sempre”, sublinha Lia Oliveira, diretora de marketing e comunicação externa da Nobre, em comunicado.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Alimentar

Knorr com nova campanha

Cândido Costa é o protagonista da nova campanha da marca Knorr. O ex-internacional português estreia-se como cantor e cozinheiro com a ajuda do “caldinho”. “Knorr revê-se na atitude e letra […]

Hipersuper
FMCG

Lulas Limpas Pescanova 450g numa embalagem “prática para as famílias”

A Pescanova apresenta as Lulas Limpas 450g numa embalagem “prática para as famílias portuguesas”. As lulas, pertencentes à família dos cefalópodes, são amplamente apreciadas na gastronomia portuguesa e oferecem inúmeras […]

Hipersuper

A Pescanova apresenta as Lulas Limpas 450g numa embalagem “prática para as famílias portuguesas”.

As lulas, pertencentes à família dos cefalópodes, são amplamente apreciadas na gastronomia portuguesa e oferecem inúmeras possibilidades culinárias, desde entradas a pratos principais.

As lulas limpas da Pescanova vêm limpas e prontas a cozinhar, embaladas a vácuo e ultracongeladas rapidamente. “Ricas em proteínas, minerais e vitaminas do complexo B”, as lulas limpas são apresentadas ainda como um produto “baixo em gordura, tornando-se uma excelente opção para quem procura manter uma dieta equilibrada e nutritiva”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
FMCG

ECO lança nova garrafa reutilizável de 0.65L

A ECO acaba de lançar a sua nova garrafa reutilizável de 0.65L. A cantora Carolina Deslandes foi escolhida para dar a conhecer esta novidade fazendo, não o seu unboxing, mas sim […]

Hipersuper
tagseco

A ECO acaba de lançar a sua nova garrafa reutilizável de 0.65L.

A cantora Carolina Deslandes foi escolhida para dar a conhecer esta novidade fazendo, não o seu unboxing, mas sim o seu unbottling. De uma forma divertida e descontraída, apresenta todos os formatos – do garrafão de 6L, às garrafas de 3L e de 1.5L – até chegar à nova garrafa de 0.65L, “mais pequena e prática para levar para todo o lado e, porque é reutilizável e enchida nas Fontes ECO, mais leve para o Planeta”.

A nova garrafa reutilizável ECO veio reforçar o portefólio da marca, no seguimento de vários pedidos de clientes por um formato mais pequeno e fácil de transportar, acrescenta a marca.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
FMCG

Plataforma da Central de Cervejas utiliza IA para atender clientes 24 horas por dia

A Novadis, empresa de comercialização e distribuição da Central de Cervejas e Bebidas (SCC), acaba de disponibilizar para todos os seus clientes em Portugal o eazle, um portal e app de e-commerce B2B com recurso a inteligência artificial,

Hipersuper

A Novadis, empresa de comercialização e distribuição da Central de Cervejas e Bebidas (SCC), acaba de disponibilizar aos seus clientes em Portugal o eazle, um portal e app de e-commerce B2B com recurso a inteligência artificial, que possibilita aos clientes do canal horeca, o acesso a diversos serviços e funcionalidades 24h/7dias.

Desenvolvido pelo grupo Heineken, do qual a Central de Cervejas faz parte, o eazle “tem foco na digitalização na interação com os clientes e recorre à inteligência artificial para facilitar o seu quotidiano, melhorando a eficiência operacional”, explica a SCC. O eazle é já uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo e tem como objetivo elevar a experiência de compra dos clientes e aumentar a competitividade no mercado.

Iniciado em 2023, o projeto da plataforma já alcançou “mais de 12.000 clientes do horeca em Portugal, com as vendas online a representarem mais de metade da faturação total da Novadis”, informa a SCC, acrescentando que a meta para 2024 é aumentar o número de clientes com acesso a este novo canal.

Obter informação sobre o negócio, de forma imediata e autónoma, ter acesso ao portfólio atualizado de marcas e produtos, colocar e acompanhar encomendas, consultar preços, promoções e a conta corrente são algumas das funcionalidades que a nova plataforma oferece, 24h por dia, sete dias por semana, no portal ou através da app.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
FMCG

Nivea reforça compromisso com a sustentabilidade

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Nivea fortalece o seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social. Em 2024, a marca recriou a icónica lata azul […]

Hipersuper

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Nivea fortalece o seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social.

Em 2024, a marca recriou a icónica lata azul de Nivea Creme, tornando-a numa embalagem mais sustentável. Composta por 80% de alumínio reciclado, a nova embalagem representa um marco na jornada sustentável NIVEA.

A marca da Beiersdorf  também reconhece a importância de proteger os oceanos. Todos os protetores solares têm uma fórmula que respeita os oceanos, livre de Filtros UV Octinoxate, Oxybenzone e Octocrylene.

Desde 2020, a Beiersdorf comprometeu-se a reduzir as emissões de CO2 em 30% até 2025, já tendo alcançado uma redução de 17% até o final de 2022. Essa redução foi obtida através de colaborações com fornecedores e melhorias em fórmulas e embalagens de produtos.

Care Beyond Skin Day reforça compromisso

Em 2023, a Beiersdorf reforçou o compromisso a sustentabilidade a partir da inauguração do Care Beyond Skin Day. Este projeto representa um dia de voluntariado global, com a finalidade de promover o compromisso de agenda de sustentabilidade da empresa a nível social e ambiental.

Ao longo do dia, mais de 20 mil colaboradores, situados em qualquer parte do mundo, participaram em atividades voluntárias, em parceria com organizações não governamentais locais.
Em Portugal, a Beiersdorf promoveu uma ação de voluntariado de limpeza de praias na Lagoa de Óbidos, com o apoio da Ocean Patrol, uma iniciativa que envolveu um total de 65 colaboradores e a recolha de 104 kg de lixo.

O compromisso da empresa com a sustentabilidade foi reconhecido pelo Carbon Disclosure Project (CDP) com a classificação “Triplo-A”, devido ao esforço e apoio na proteção do clima, água e florestas, sendo uma das 13 empresas no mundo a receber essa distinção em 2023.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.