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Espumante em estágio em garrafa na região de Távora-Varosa

FMCG

Do Minho ao Alentejo. A história de cinco produtores portugueses de espumante

Conversámos com cinco produtores de diferentes regiões vitivinícolas – desde o Alentejo aos Açores, passando pela Bairrada, Douro e região dos Vinhos Verdes – para perceber como está a ser feita a aposta no espumante nacional dentro de fora das fronteiras

Rita Gonçalves

Espumante em estágio em garrafa na região de Távora-Varosa

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Conversámos com cinco produtores de diferentes regiões vitivinícolas – desde o Alentejo aos Açores, passando pela Bairrada, Douro e região dos Vinhos Verdes – para perceber como está a ser feita a aposta no espumante nacional dentro de fora das fronteiras

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Espumante em estágio em garrafa na região de Távora-Varosa

Conversámos com cinco produtores de diferentes regiões vitivinícolas – desde o Alentejo aos Açores, passando pela Bairrada, Douro e região dos Vinhos Verdes – para perceber como está a ser feita a aposta no espumante nacional dentro de fora das fronteiras

Soalheiro. O primeiro espumante 100% Alvarinho

“Fomos pioneiros na produção do primeiro espumante 100% Alvarinho, em 1995. É uma data importante, porque representou uma mudança. O meu pai começou o projeto em 1974, criou a marca Soalheiro em 1982. Até 1994, a marca esteve exclusivamente ligado a vinho clássico, neste caso Alvarinho 100%. É em 1995 que decidimos iniciar a produção de espumante, a partir do método clássico. Hoje, o espumante é uma categoria estratégica”, afirma Luís Cerdeira, enólogo e gestor da Soalheiro, em entrevista ao Hipersuper.

A empresa instalada na região dos Vinhos Verdes comercializa cinco espumantes. O Bruto Alvarinho e o Bruto Rosé são vinhos “muito adaptados para o welcome drink, o aperitivo, as entradas e também a uma gastronomia pesada, como o clássico leitão ou um assado no forno que vai bem com espumantes menos encorpados e estruturados”, descreve o enólogo. A empresa tem ainda dois espumantes com ano de colheita, mais ao estilo vintage, o Bruto Barrica, “com três anos de segunda fermentação, muito mais estruturado e carnudo e com um perfil aromático mais intenso dada a fermentação do vinho base em barrica. Um espumante com um grau de intensidade superior”.

E um espumante “completamente inovador”, o Brut Nature, sem adição de sulfitos e sem dégorgement (processo para limpar a bebida) com um perfil de prova “completamente diferente”. Este espumante fermenta com rolha de cortiça e assim vai para o mercado. “Com um perfil evolutivo superior, parece mais velho do que realmente é. Quando provamos a colheita de 2019, parecia que estávamos a provar um espumante com 10 anos, com uma complexidade aromática diferenciadora”, sublinha o enólogo. “Faz lembrar mais o biscoito, a manteiga. Está a associado a um perfil de espumantes com mais idade, que encontramos na região de Champagne”, acredita.

Luís Cerdeira faz questão de apresentar ainda um espumante que considera “um pouco estranho”, o Pet Nat. “É importante na gama Solheiro e encontrou o seu lugar junto do público de wine bar. É da família dos espumantes “naturais” – sem filtração, dégorgement, turvo – mas é um vinho consensual. É este espaço que queremos ocupar – inovação com consensualidade. Fazer vinhos que permitam a consumidores mais clássicos, conservadores, experimentar Pet Nat alvarinho e dizer ‘gosto, está bem feito, mas não é o meu estilo’. Sabe bem ouvir”, salienta o gestor.

Tal como a gama de vinho, também os espumantes são estratégicos para a empresa de Melgaço. Representam já 16% da faturação e têm objetivos bem definidos. “Queremos que o nosso Bruto Alvarinho seja a bandeira, o primeiro espumante a ser experimentado e o mais conhecido. Porque é ele também que, tal como o Soalheiro Clássico, revela a casta na sua essência”.

Com uma produção de 80 mil garrafas, a empresa abriu recentemente a exportação de espumantes. “Na Soalheiro, o crescimento é feito por fases. E passámos pela fase em que a nossa cave ficou com limitações, não podíamos ter mais espumantes porque não tínhamos as condições técnicas para o produzir. Há cerca de três anos terminamos uma obra de restruturação das nossas infraestruturas, ficámos com uma cave só para espumante, subterrânea, sem incidência de luz, e a partir daí foi possível ter garrafas em stock e exportar”.

Mercados como o Japão, Irlanda, Dinamarca e Países Baixos começaram a trabalhar os espumantes da Soalheiro, “talvez devido ao perfil dos nossos importadores, que trabalham o segmento champagne. Não nego que o crescimento significativo do preço dos champagnes e a diminuição do stock deste espumante, a que temos vindo a assistir nestes últimos dois anos, favoreceu este caminho”, termina o responsável.

Leia também Espumante português quer ter papel principal às refeições

Cave da Herdade da Lisboa onde a família Cardoso produz três espumantes2023: O ano de aposta na exportação para a Família Cardoso

A Família Cardoso produz três espumantes, dois brancos e um rosé, segundo o método clássico, na Herdade da Lisboa (Alentejo): o Convés Espumante Branco Brut 2019, com 18 meses de estágio sobre a borra fina, e os Paço dos Infantes Branco Reserva Brut Nature 2019 e Rosé Reserva Brut Nature 2019, ambos com 24 meses de estágio. “Estão previstas mais novidades no decorrer do próximo ano”, adianta Ricardo Silva, enólogo, em declarações ao Hipersuper.

A categoria espumante representa atualmente cerca de 10% das vendas da empresa. Com o lançamento de novas referências recentemente, a empresa espera reforçar esta quota. “Esperamos uma evolução de 20% em valor no presente ano, nas vendas desta categoria, fazendo parte da nossa estratégia para 2023 a consolidação e divulgação das marcas em atual comercialização”, salienta Alexandre Silva, diretor comercial.

Na produção são utilizadas as castas brancas Arinto, Chardonnay e Alvarinho e as tintas Touriga Nacional e Baga. São espumantes de “perfil fresco, citrino e muito fiéis à identidade do terroir de onde provêm. São secos, equilibrados e com perfil marcadamente gastronómico”, descreve, por sua vez, o enólogo.

Para distinguir os espumantes no mercado, a Família Cardoso aposta em “qualidade e autenticidade” que se manifesta desde logo na opção pela produção através do método clássico. “Os espumantes são trabalhados cuidadosamente de forma manual, no estágio em cave e remuáge, e lançados no mercado no momento ótimo de consumo, o que permite oferecer uma experiência fora do mainstream”, afirma Alexandre Silva.

A empresa iniciou no ano passado o seu percurso internacional. No mercado europeu identificou uma “crescente procura” por vinhos naturalmente mais frescos e que fogem a um perfil mais alcoólico. “Estando situados na Vidigueira, estando naturalmente capacitados para produzir vinhos deste estilo, onde a amplitude térmica e os solos predominantemente xistosos da Herdade da Lisboa, desempenham um papel fundamental”, sublinha Alexandre Silva, acrescentando que, “aliado a esta valência natural”, a empresa tem uma “extensa área de vinha totalmente controlada por nós, que permite ter capacidade de resposta para mercados que subentendam um maior volume de consumo”.

Com o objetivo de atingir uma quota de exportação de 30 a 35% das vendas, a empresa abriu no ano passado cinco mercados, sendo o Brasil e o Reino Unido os mais fortes. “Estamos em expansão para outros mercados estratégicos”, afirma Alexandre Silva, salientando que 2023 é um ano de aposta na exportação.

Picowines tem o primeiro espumante certificado dos AçoresPicowines3

A Picowines lançou no início de 2023 o primeiro espumante certificado dos Açores, o Coop. Ilha do Pico 2017. Produzido com a casta Arinto, “consegue verdadeiramente representar a região”, acredita Pedro Cavaleiro, diretor geral da Picowines. “Ao manter as características do terroir do Pico intactas, temos logo um perfil muito diferenciador dos restantes espumantes no mercado e isso coloca-nos a alguma distância dos concorrentes”.

Em 2023, com uma produção de 1062 garrafas, a cooperativa vitivinícola do Pico irá faturar cerca de 35 mil euros. “Não esperamos evolução. Todos os anos vamos disponibilizar entre 1100 e 1200 garrafas no mercado”, sublinha o gestor, garantindo que é um produto com interesse para esgotar anualmente”. As colheitas de 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022 já estão em garrafa, garantindo “segurança no produto e consistência”.

As oportunidades para esta nova marca estão em todos os lugares, considera o gestor, embora, por ser “um espumante de topo”, tem lugar reservado na restauração de topo a nível nacional e mundial. “Sendo um espumante do Pico é preciso reconhecer que grande parte das vendas se produzem na região autónoma dos Açores, no entanto, tendo em conta a quantidade reduzida produzida e a dispersão de mercados de que já dispomos acabamos por mitigar o problema da sazonalidade”.

Apesar de ainda ser um bebé, o Coop. Ilha do Pico 2017 já seguiu caminho para os mercados internacionais, sendo na Dinamarca que encontrou mais interessados. “É um produto muito específico e com um preço elevado para os padrões nacionais e até internacionais ao nível dos espumantes, sabemos que também tem associado um elevado padrão de qualidade, mas para que ambas estejam em equilíbrio e possam ser percecionadas pelo importador é preciso que o espumante seja provado. Estamos a trabalhar nisso”, termina Pedro Cavaleiro.

Leia também Os argumentos do espumante português para competir fora das fronteiras

Vértice. A marca que exprime o terroir do Douro

A Caves Transmontanas comercializa sete referências de espumantes produzidos nas encostas do Douro, sob a marca Vértice: Rosé, Cuvée, Milliésime, Gouveio, Pinot Noir, Chardonnay e RD. Além das castas que dão nome aos vinhos, a empresa de Alijó utiliza na sua maioria castas indígenas do Douro na produção de espumantes, da qual são exemplo a Côdega, a Rabigato e o Viosinho.

Os vinhos posicionam-se nos segmentos médio e médio-alto, precisamente onde a empresa, que vende 750 mil euros nesta categoria, considera existirem maiores oportunidades de crescimento. “Apostamos numa comunicação direta e personalizada”, diz Celso Pereira, enólogo da Caves Transmontanas, em entrevista ao Hipersuper, acrescentando que, para combater a sazonalidade associada ao consumo desta bebida, a comunicação incide sobre a facilidade com que os espumantes combinam com a gastronomia portuguesa.

A empresa exporta cerca de 25% da produção para sete mercados: Brasil, EUA, Países Baixos, Suíça, Suécia e Espanha.

Caves da Montanha: o segundo maior produtor de espumante em Portugal

A Caves da Montanha, que se assume como o segundo maior produtor de espumante em Portugal. A empresa vende anualmente 2,5 milhões de garrafas de espumantes e faturou 24 milhões de euros no ano passado.

Tem três marcas de espumantes produzidas através do método clássico e produz ainda marcas próprias de algumas cadeias de distribuição.  A A. Henriques é a marca mais antiga da empresa da Bairrada e alberga néctares com estágios em garrafa de dois anos. A Montanha é a marca mais jovem e conta com um conjunto de referências, cada uma delas com produções anuais entre 10 e 30 mil garrafas. E a Montanha Real reúne espumantes com cinco a dez anos de estágio em garrafa. “Os espumantes mais antigos, devido à evolução do tempo, tornam-se mais complexos e com sabores mais próximos do pão e do fermento, enquanto os mais jovens sabem mais a fruta fresca”, vinca Alberto Henriques, diretor geral da Caves da Montanha, em declarações ao Hipersuper.

As castas utilizadas na produção são Maria Gomes, Bical, Cerceal, Arinto, Malvasia, Chardonnay, Pinot Noir e Baga. “A casta típica da Bairrada é a Baga. Uma casta que, após envelhecimento, oferece vinhos mais complexos, com mais taninos, são espumantes com características muito especiais”, garante.

A empresa comercializa “algumas centenas de milhares de garrafas” nos principais mercados de exportação. “É um número pouco significativo. Para a dimensão do mercado internacional podemos dizer que cobrimos alguns nichos”, ressalva Alberto Henriques, dando conta que nas feiras convivem com empresas que exportam 50 milhões de garrafas. “50 milhões de garrafas não vendem os espumantes portugueses todos juntos”, acentua.

A empresa aposta numa estratégia complementar para trabalhar os canais de distribuição on e off trade. “As grandes superfícies têm vindo a ganhar cada vez mais peso no consumo, até porque este tipo de produto no canal Horeca tem IVA a 23%, enquanto o vinho é taxado a 13%”, frisa Alberto Martins, salientando que esta diferença faz a escolha pender para o vinho. Por outro lado, a partir de determinado patamar de preço, o consumidor opta pelo espumante de Champagne, porque, além de “qualidade, está a comprar status, glamour, imagem, ostentação”.

Deste modo, as vendas da Caves da Montanha têm vindo gradualmente a transferir-se do canal horeca para as grandes superfícies que já representam mais de metade do negócio. “Mesmo na exportação, indiretamente vai parar ao supermercado”, sublinha.

*Artigo originalmente publicado na edição 414 do Hipersuper

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Salutem celebra 70 anos com nova identidade

Com o lema ‘Para a vida toda’, o novo logótipo da Salutem é baseado numa fonte da década de 50, data do nascimento da marca, acompanhado de uma linha, a linha do legado.

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A Salutem celebra este mês 70 anos, com o lançamento de uma nova identidade, “que reflete o orgulho no seu percurso e uma nova abordagem mais ajustada ao consumidor atual e aos desafios da sociedade moderna, democratizando o acesso a uma alimentação equilibrada”, apresenta a marca portuguesa de produtos saudáveis e dietéticos.

Com o lema ‘Para a vida toda’, o novo logótipo é baseado numa fonte da década de 50, data do nascimento da marca, acompanhado de uma linha, a linha do legado, “que representa o apoio da marca em todos e em qualquer momento, promovendo uma vida mais equilibrada”.

Esta nova aposta incorpora, ainda, a produção de embalagens mais ecológicas, com uma redução de 15% no uso de plástico em algumas das gamas.

“Este vai ser um dos momentos mais marcantes da marca. Sabemos que a alimentação é um dos pilares da longevidade e que existe uma grande pressão nas pessoas em relação à alimentação. O papel da Salutem vai ser determinante, pois tem como ambição ajudar, simplificar e retirar essa pressão. Há inclusivamente uma mudança do tom de voz da marca: leve e descontraído e com algum humor”, refere Catarina Batalha, diretora de marketing da Salutem.

Desde as suas primeiras farinhas à base de soja, a marca expandiu a variedade de opções alimentares, tendo atualmente cerca de 400 produtos no seu portefólio, produtos integrais, sem glúten, sem açúcar e biológicos. De entre estes, destacam-se as granolas e outros cereais, tortitas de milho e arroz sem glúten e outras bolachas, barras, chás, proteínas vegetais, sementes, farinhas, bem como vários ingredientes e suplementos.

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Faturação da ElPozo Alimentación cresce 8,5%

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face […]

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tagsElPozo

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face ao ano anterior. Esta evolução resulta do posicionamento de marca e da inovação em produtos de elevado valor acrescentado, refere a empresa em comunicado.

A El Pozo Alimentación refere que investiu 76,5 milhões de euros, tanto em ativos tangíveis quanto intangíveis e  tem concentrado os seus esforços na investigação, formação e desenvolvimento dos seus produtos e marca.
Segundo a empresa, entre os lançamentos mais importantes estão a linha +Proteínas ElPozo Bienstar, com produtos fatiados e semicozidos ricos em proteínas, um segmento em crescimento, a La Croquetería, uma gama de empanados gourmet e a marca ElPozo KING UPP,  anunciada como a proposta mais jovem e inovadora da empresa.

Renovação

A marca ElPozo renovou a sua imagem com o rebranding da sua linha mais artesanal, ElPozo 1954, incluindo um novo logótipo, designs, formatos e uma nova campanha de comunicação com a banda murciana Viva Suecia. A lista de embaixadores da empresa, que já incluía o tenista Carlos Alcaraz, foi ampliada com José Coronado para o Legado Ibérico e Olga Carmona para a ElPozo Bienstar.

A empresa, integrada na holding Grupo Fuertes,  lembra que realizou vários projetos de infraestruturas, entre os quais se destacam a implementação de uma unidade de biotecnologia, a construção de um parque fotovoltaico para autoconsumo elétrico e a criação de um novo centro de congelação de carne.

Exportação

A ElPozo, que encerrou o exercício de 2023 com uma equipa média de 5.159 pessoas, está presente em mais de 80 países e tem como objetivo continuar a aumentar a sua quota de exportações, consolidando a sua presença nas áreas geográficas com mais potencial, tendo alcançado este ano um volume de negócios no estrangeiro de cerca de 20 por cento da sua faturação.

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Douro Wine City celebra o melhor da região vinícola demarcada mais antiga do mundo

O melhor da região vai estar em prova no Douro Wine City até 10 de junho, no Auditório Municipal (AUDIR), no Peso da Régua. O evento, que celebra o vinho da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, é organizado pelo município do Peso da Régua, com produção Essência Company.

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O melhor da região vai estar em prova no Douro Wine City até 10 de junho, no Auditório Municipal (AUDIR), no Peso da Régua. O evento, que celebra o vinho da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, é organizado pelo município do Peso da Régua, com produção Essência Company.

O programa, que se iniciou esta sexta-feira, convida o público a participar em showcookings de conceituados chefes de cozinha, degustações, e a aprofundar conhecimentos nas ‘Conversas sobre o Vinho’, com Manuel Moreira, sommelier e crítico de vinhos, bem como nas provas de mais de uma centena de produtores de vinho e de produtos regionais presentes no evento.

Criando momentos de partilha e experiência, os diversos showcookings serão realizados nos dias 8, 9 e 10 de junho, às 19h, começando, no sábado, dia 8 de junho, com o chef André Carmo, restaurante Val Moreira, Hotel Vila Galé Douro Vineyards, secundado no dia 9 de junho por Maria do Céu, doceira da região e no dia 10 de junho, com a apresentação do chef Carlos Pires, da The Wine House, Quinta da Pacheca.

No sábado, 8 de junho, a primeira ‘Conversa sobre o Vinho’ mostrará como ‘Duas centenas de castas, algumas são o pilar dos mais prestigiados vinhos do Douro’, às 17h30, e na segunda conversa, às 19h, Manuel Moreira mostrará como ‘O Vinho do Porto Tawny, uma combinação de arte e sensibilidade à prova do tempo’.

No domingo, dia 9 de junho, o convite será ‘Se adora vinho e acha que não sabe provar? Não se acanhe e venha daí’, às 17h30, e o público será convidado por uma viagem na segunda Conversa sobre o Vinho ‘Montanha, vales, encostas, xisto, planaltos, tudo isto é Douro! Tudo isto é Terroir! Descubra alguns vinhos de terroir!’, às 19h.

No Dia de Portugal, segunda-feira, 10 de junho, a conversa gira em torno de ‘A altitude dos vinhos do Douro, descobrir o que os torna únicos’, às 17h30, e a segunda, às 19h, afirma que ‘Douro é origem de grandes vinhos! Os detalhes que fazem a diferença!’.

O evento é de entrada livre, com o horário da restauração e animação a funcionar entre as 16h e as 24h, já os expositores funcionarão entre as 16h e as 20h. A participação nas Conversas Sobre o Vinho e nos Showcooking têm lugares limitados, com inscrição no local.

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Panificadora Costa & Ferreira lança Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados

A Panificadora Costa & Ferreira acaba de lançar o novo Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados, de 530g que já está disponível nas lojas Pingo Doce. Rico em fibra […]

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A Panificadora Costa & Ferreira acaba de lançar o novo Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados, de 530g que já está disponível nas lojas Pingo Doce.

Rico em fibra e, por isso, uma ótima opção para uma alimentação equilibrada, este novo pão é fabricado com ingredientes de alta qualidade, a partir de uma combinação de farinhas de milho, trigo e centeio. Tem um toque especial graças à adição de grãos germinados, que facilitam a digestão e são uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais, apresenta a Panificadora Costa & Ferreira que amplia o seu portfólio de produtos, após o incêndio sofrido no início de abril que destruiu parte da fábrica, situada no Alto da Serra, em Rio Maior.

Em formato retangular e à semelhança dos outros produtos da produtora portuguesa, também esta novidade é produzida com matérias-primas nacionais e sem adição de corantes e conservantes, sendo 100% natural e clean label.

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Nobre lança Fatias Vegetarianas com sabor a Frango

A Nobre acaba de apresentar ao mercado uma nova aposta na gama Nobre Vegalia: as Fatias Vegetarianas com sabor a Frango são a mais recente novidade neste segmento e vêm […]

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A Nobre acaba de apresentar ao mercado uma nova aposta na gama Nobre Vegalia: as Fatias Vegetarianas com sabor a Frango são a mais recente novidade neste segmento e vêm reforçar a oferta de produtos para os consumidores que procuram ter uma alimentação diversificada.

Os portugueses têm assim uma nova alternativa deliciosa de origem vegetal com alto teor de proteína e de fibra. Uma opção que pode ser integrada em diferentes momentos e refeições, com todo o sabor a frango, mas com 0% de carne, sublinha a marca.

“Sabemos que há uma procura crescente pelos produtos com proteína de base vegetal, confirmando a preocupação dos portugueses com uma alimentação mais diversa e equilibrada. É por isso que, enquanto marca que procura estar nas mesas de todos os portugueses, vamos continuar a investir na inovação de forma a apresentar soluções que respondam às necessidades de todos. Continuamos empenhados em reforçar as nossas ofertas vegetarianas, mantendo a qualidade que nos distingue e o sabor que cativa os consumidores, desde sempre”, sublinha Lia Oliveira, diretora de marketing e comunicação externa da Nobre, em comunicado.

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Knorr com nova campanha

Cândido Costa é o protagonista da nova campanha da marca Knorr. O ex-internacional português estreia-se como cantor e cozinheiro com a ajuda do “caldinho”. “Knorr revê-se na atitude e letra […]

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Lulas Limpas Pescanova 450g numa embalagem “prática para as famílias”

A Pescanova apresenta as Lulas Limpas 450g numa embalagem “prática para as famílias portuguesas”. As lulas, pertencentes à família dos cefalópodes, são amplamente apreciadas na gastronomia portuguesa e oferecem inúmeras […]

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A Pescanova apresenta as Lulas Limpas 450g numa embalagem “prática para as famílias portuguesas”.

As lulas, pertencentes à família dos cefalópodes, são amplamente apreciadas na gastronomia portuguesa e oferecem inúmeras possibilidades culinárias, desde entradas a pratos principais.

As lulas limpas da Pescanova vêm limpas e prontas a cozinhar, embaladas a vácuo e ultracongeladas rapidamente. “Ricas em proteínas, minerais e vitaminas do complexo B”, as lulas limpas são apresentadas ainda como um produto “baixo em gordura, tornando-se uma excelente opção para quem procura manter uma dieta equilibrada e nutritiva”.

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ECO lança nova garrafa reutilizável de 0.65L

A ECO acaba de lançar a sua nova garrafa reutilizável de 0.65L. A cantora Carolina Deslandes foi escolhida para dar a conhecer esta novidade fazendo, não o seu unboxing, mas sim […]

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A ECO acaba de lançar a sua nova garrafa reutilizável de 0.65L.

A cantora Carolina Deslandes foi escolhida para dar a conhecer esta novidade fazendo, não o seu unboxing, mas sim o seu unbottling. De uma forma divertida e descontraída, apresenta todos os formatos – do garrafão de 6L, às garrafas de 3L e de 1.5L – até chegar à nova garrafa de 0.65L, “mais pequena e prática para levar para todo o lado e, porque é reutilizável e enchida nas Fontes ECO, mais leve para o Planeta”.

A nova garrafa reutilizável ECO veio reforçar o portefólio da marca, no seguimento de vários pedidos de clientes por um formato mais pequeno e fácil de transportar, acrescenta a marca.

 

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Plataforma da Central de Cervejas utiliza IA para atender clientes 24 horas por dia

A Novadis, empresa de comercialização e distribuição da Central de Cervejas e Bebidas (SCC), acaba de disponibilizar para todos os seus clientes em Portugal o eazle, um portal e app de e-commerce B2B com recurso a inteligência artificial,

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A Novadis, empresa de comercialização e distribuição da Central de Cervejas e Bebidas (SCC), acaba de disponibilizar aos seus clientes em Portugal o eazle, um portal e app de e-commerce B2B com recurso a inteligência artificial, que possibilita aos clientes do canal horeca, o acesso a diversos serviços e funcionalidades 24h/7dias.

Desenvolvido pelo grupo Heineken, do qual a Central de Cervejas faz parte, o eazle “tem foco na digitalização na interação com os clientes e recorre à inteligência artificial para facilitar o seu quotidiano, melhorando a eficiência operacional”, explica a SCC. O eazle é já uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo e tem como objetivo elevar a experiência de compra dos clientes e aumentar a competitividade no mercado.

Iniciado em 2023, o projeto da plataforma já alcançou “mais de 12.000 clientes do horeca em Portugal, com as vendas online a representarem mais de metade da faturação total da Novadis”, informa a SCC, acrescentando que a meta para 2024 é aumentar o número de clientes com acesso a este novo canal.

Obter informação sobre o negócio, de forma imediata e autónoma, ter acesso ao portfólio atualizado de marcas e produtos, colocar e acompanhar encomendas, consultar preços, promoções e a conta corrente são algumas das funcionalidades que a nova plataforma oferece, 24h por dia, sete dias por semana, no portal ou através da app.

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Nivea reforça compromisso com a sustentabilidade

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Nivea fortalece o seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social. Em 2024, a marca recriou a icónica lata azul […]

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No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Nivea fortalece o seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social.

Em 2024, a marca recriou a icónica lata azul de Nivea Creme, tornando-a numa embalagem mais sustentável. Composta por 80% de alumínio reciclado, a nova embalagem representa um marco na jornada sustentável NIVEA.

A marca da Beiersdorf  também reconhece a importância de proteger os oceanos. Todos os protetores solares têm uma fórmula que respeita os oceanos, livre de Filtros UV Octinoxate, Oxybenzone e Octocrylene.

Desde 2020, a Beiersdorf comprometeu-se a reduzir as emissões de CO2 em 30% até 2025, já tendo alcançado uma redução de 17% até o final de 2022. Essa redução foi obtida através de colaborações com fornecedores e melhorias em fórmulas e embalagens de produtos.

Care Beyond Skin Day reforça compromisso

Em 2023, a Beiersdorf reforçou o compromisso a sustentabilidade a partir da inauguração do Care Beyond Skin Day. Este projeto representa um dia de voluntariado global, com a finalidade de promover o compromisso de agenda de sustentabilidade da empresa a nível social e ambiental.

Ao longo do dia, mais de 20 mil colaboradores, situados em qualquer parte do mundo, participaram em atividades voluntárias, em parceria com organizações não governamentais locais.
Em Portugal, a Beiersdorf promoveu uma ação de voluntariado de limpeza de praias na Lagoa de Óbidos, com o apoio da Ocean Patrol, uma iniciativa que envolveu um total de 65 colaboradores e a recolha de 104 kg de lixo.

O compromisso da empresa com a sustentabilidade foi reconhecido pelo Carbon Disclosure Project (CDP) com a classificação “Triplo-A”, devido ao esforço e apoio na proteção do clima, água e florestas, sendo uma das 13 empresas no mundo a receber essa distinção em 2023.

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