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Adega do Cartaxo assinala 70 anos com 1954 garrafas de um tinto especial

A primeira reunião para se pensar na génese de uma adega cooperativa no Cartaxo remonta ao ano de 1951, mas a sua criação oficial viria a acontecer quatro anos mais tarde, a 5 de maio de 1954. E para comemorar sete décadas de história é lançado o Adega do Cartaxo 70 Anos – Edição Comemorativa (1954-2024), um tinto em 1954 garrafas muito especiais.

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Adega do Cartaxo assinala 70 anos com 1954 garrafas de um tinto especial

A primeira reunião para se pensar na génese de uma adega cooperativa no Cartaxo remonta ao ano de 1951, mas a sua criação oficial viria a acontecer quatro anos mais tarde, a 5 de maio de 1954. E para comemorar sete décadas de história é lançado o Adega do Cartaxo 70 Anos – Edição Comemorativa (1954-2024), um tinto em 1954 garrafas muito especiais.

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A primeira reunião para se pensar na génese de uma adega cooperativa no Cartaxo remonta ao ano de 1951, mas a sua criação oficial viria a acontecer quatro anos mais tarde, a 5 de maio de 1954. Passaram então sete décadas de história e de muitas estórias.

O Adega do Cartaxo 70 Anos – Edição Comemorativa (1954-2024) é apresentado como um tinto especial, que resulta de um blend das melhores barricas da colheita de 2015 – com estágio de 12 meses em carvalho francês com grão extrafino –, selecionadas pelo enólogo Pedro Gil de entre as que se destinavam aos vinhos Desalmado, Bridão Reserva, Bridão Private Collection, Bridão Alicante Bouschet, Bridão Touriga Nacional e Bridão Trincadeira. É, por isso, um vinho com uma grande panóplia de castas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Tinta Roriz. As uvas foram totalmente desengaçadas, esmagadas e sujeitas a uma maceração prolongada durante cinco dias, com controlo de temperatura de fermentação a 25.ºC.

Com forte conhecimento da região e do Portugal vinícola, a equipa de enologia e a administração da Adega do Cartaxo estão convictos que é no Cartaxo que se encontram as uvas mais equilibradas do país – ao nível da acidez, o que é um fator chave para a criação de vinhos de elevada qualidade e potencial de guarda, como é o caso deste: produzido em 2015 e engarrafado em 2017.

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Ferbar lança nova marmelada de receita caseira sem conservantes

A nova Marmelada Sem Conservantes Ferbar é feita exclusivamente com ingredientes naturais. Fonte natural de fibras e naturalmente isenta de glúten, possui o selo Produto de Portugal e está disponível nos pontos de venda habituais.

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A Ferbar acaba de lançar no mercado nacional a nova Marmelada Sem Conservantes que chega numa taça redonda e é feita apenas com marmelo e açúcar, seguindo uma receita caseira. Cozinhada a baixa temperatura e por um longo período, adquire um tom avermelhado e um sabor único, refere a empresa portuguesa.

A Marmelada Sem Conservantes Ferbar evoca memórias de infância, trazendo à mente as lembranças de avós a cozinhar marmelada, com o cheiro doce e acre no ar, e a tentação de provar ainda quente. Esta tradição afetiva faz com que a marmelada continue a ser uma escolha popular para lanches, pequenos-almoços e sobremesas de muitas casas portuguesas, lembra também..

Fonte natural de fibras e naturalmente isenta de glúten a Marmelada Sem Conservantes Ferbar possui o selo Produto de Portugal e está disponível nos pontos de venda habituais.

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Missão Continente distribuiu mais de 7,6 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares

“A Missão Continente, apoia quem mais precisa e cria uma das formas mais eficientes de combate ao desperdício alimentar, reforçando o seu papel, enquanto agente ativo, na criação de valor social positivo, junto das comunidades que apoia”, sublinha Nádia Reis, diretora de comunicação e responsabilidade social do Continente.

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No primeiro trimestre de 2024, a Missão Continente distribuiu mais de 7,6 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares a 1033 instituições de solidariedade social e de apoio a animais, por todo o país. Só em excedentes alimentares esse apoio totalizou mais de 7 milhões de euros, o equivalente a mais de 2 milhões de refeições salvas.

“O trabalho de reaproveitamento e redistribuição de excedentes remonta a 1994 e, atualmente, são centenas as instituições de solidariedade social e associações de bem-estar animal que são apoiadas, pois todas as lojas Continente têm parceria com instituições locais para a doação dos seus excedentes. Estas recolhas são feitas diariamente e, ano após ano, temos vindo a alargar o número de instituições beneficiadas, de modo a reforçar e robustecer a nossa presença nas comunidades. Desta forma, a Missão Continente, apoia quem mais precisa e cria uma das formas mais eficientes de combate ao desperdício alimentar, reforçando o seu papel, enquanto agente ativo, na criação de valor social positivo, junto das comunidades que apoia”, explica Nádia Reis, diretora de comunicação e responsabilidade social do Continente.

Os artigos alimentares doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular. Estes incluem produtos frescos como fruta, legumes mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares, bem como, bens não alimentares. Estas doações ocorrem durante todo o ano, abrangendo as mais de 350 lojas Continente, localizadas de norte a sul do território continental e arquipélagos.

O ano passado, a Missão Continente doou 30,8 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares a 1097 instituições de solidariedade social de todo o país. Só em excedentes alimentares, esse apoio totalizou 27,4 milhões de euros, o equivalente a mais de 7,8 milhões de refeições salvas. Para além das doações regulares a instituições, a Missão Continente disponibiliza ainda bens alimentares aos seus colaboradores para consumo nas áreas sociais das lojas e entrepostos da MC.

A contar com os excedentes das lojas Continente, Entrepostos, Wells, ZU, Bagga, Go Natural, Continente LABS e Note! a doação total representa mais de 7,9 milhões de euros.

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Missão inversa de compradores de vinhos do Reino Unido envolve 22 produtores nacionais e 12 do Reino Unido

A AEP – Associação Empresarial de Portugal recebe, até 4 de julho, uma missão inversa de compradores de vinhos do Reino Unido, que envolve 22 produtores nacionais e 12 do […]

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A AEP – Associação Empresarial de Portugal recebe, até 4 de julho, uma missão inversa de compradores de vinhos do Reino Unido, que envolve 22 produtores nacionais e 12 do Reino Unido.

Com uma organização conjunta entre a AEP e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Britânica, esta missão tem como objetivo promover o intercâmbio comercial e fortalecer as relações entre as empresas dos dois países.

“No ano passado as exportações de vinho para o Reino Unido foram muito dinâmicas, cresceram cerca de 5%, contrastando com a queda das exportações globais do setor para o mundo. Esta evolução permitiu reforçar o peso das exportações nacionais de vinhos para o Reino Unido, perfazendo os dois dígitos (10%)”, relembra Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP.

Esta missão inversa de compradores de vinhos do Reino Unido está incluída no projeto BOW – Business on the Way, desenvolvido pela AEP, no âmbito do Portugal 2030 e do Compete 2030.

Participação portuguesa envolve 22 produtores
1. Aveleda
2. Barcos Wines
3. Casa Agrícola de Compostela
4. Casa de Vila Verde
5. Caves Messias
6. DFJ Vinhos
7. Geographic Wines Portugal
8. Gota
9. J. Portugal Ramos Vinhos
10. Kranemann Estates
11. Lavradores de Feitoria – Vinhos de Quinta
12. Lindeborg Wines
13. Martha’s Wine & Spirits
14. MWC Menin Wine Company
15. Quinta da Pacheca
16. Quinta do Vallado
17. Quinta dos Avidagos
18. Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
19. Sociedade Agrícola Casa de Vila Nova
20. Sogrape Vinhos
21. Van Zellers & Co
22. VS Douro

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Retalho

Grupo Ibersol inaugura restaurante KFC na Charneca da Caparica

O KFC na Charneca da Caparica veio criar 25 novos postos de trabalho na margem sul do Tejo e juntar-se aos restaurantes em Almada, Cruz de Pau, Feijó e Barreiro.

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O Grupo Ibersol acaba de inaugurar um restaurante KFC na Charneca da Caparica.

Localizado na Rua de Oliveira Feijão, o espaço conta com sala de restaurante para 60 lugares sentados, parque de estacionamento, kiosks digitais, drive-thru e dispõe de take away e delivery, através dos agregadores Ubereats, Glovo e Bolt.

O KFC na Charneca da Caparica veio criar 25 novos postos de trabalho na margem sul do Tejo e juntar-se aos restaurantes em Almada, Cruz de Pau, Feijó e Barreiro.

A KFC conta agora com 66 restaurantes em Portugal, onde está presente desde 1996. O Grupo Ibersol inaugurou em 2023 onze novos restaurantes KFC, nove em Portugal – Santa Iria da Azoia, Beja, Carregado, Viseu, Feijó, Abrantes, Loures, Madeira e Algés – e dois restaurantes em Espanha, representando estas aberturas 250 novos postos de trabalho criados.

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Bebidas

Symington lança quatro grandes Portos Vintage das suas garrafeiras

Designados ‘Library Release’, os Portos Vintage Dow’s, Graham’s e Warre’s 2003 e Quinta do Vesúvio 1995, estão a ser lançadas das garrafeiras da família e em quantidades limitadas.

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Os lançamentos de Portos Vintage Dow’s, Graham’s e Warre’s 2003 e Quinta do Vesúvio 1995, com 20 a 30 anos de guarda, foram designados ‘Library Release’ para sinalizar que as garrafas envelheceram em perfeitas condições nas garrafeiras da família Symington.

Os rótulos foram redesenhados para os distinguir do lançamento original ‘en primeur’. Cada casa procurou inspiração no seu legado e estética identitária para criar roupagens distintas que transmitam mensagens chave sobre os vinhos. Pela primeira vez, os rótulos indicam quantos anos o vinho envelheceu em garrafa nas garrafeiras da família – a par de informação referente às datas de engarrafamento e lançamento, informa a Symington.

Há também indicação que se trata da 2ª vez que o vinho é formalmente lançado, duas a três décadas após o lançamento inicial. Estes ‘Library Release’ foram rearolhados para garantir a qualidade e os rótulos incluem o ano em que o processo foi concluído.

Os 2003 estão a ser lançados em paralelo com o Porto Vintage Quinta do Vesúvio 1995, a sétima vindima da família na quinta desde que adquiriram a propriedade do Douro em 1989. ‘No seguimento de cada lançamento Vintage, en primeur, a nossa família tem sempre reservado uma pequena quantidade para envelhecimento nas nossas caves para colocar no mercado décadas depois. O que estamos a fazer agora de modo diferente é fazer uma distinção entre estes Library Release, comparativamente ao primeiro lançamento, enfatizando o facto destas garrafas terem envelhecido nas condições perfeitas das nossas próprias caves”, detalha Harry Symington.

O responsável Porto Vintage da Symington explica ainda que a terceira fase de lançamento de Portos Vintage ocorre quando os vinhos atingem “níveis extraordinários de evolução, após 40 a 60 anos de envelhecimento, e lançamos uma quantidade restrita de garrafas numeradas no que designamos: ‘Private Cellar’”.

Estes Portos Vintage ‘Library Release’ estarão disponíveis a partir de setembro de 2024.

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O Lidl e o Electrão juntaram-se para mais uma edição do programa TransforMAR

O Lidl e o Electrão juntaram-se para mais uma edição do programa TransforMAR

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Programa TransforMAR vai premiar três projetos que contribuam para a proteção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos

O Lidl e o Electrão juntaram-se para mais uma edição do programa TransforMAR.

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O programa TransforMAR está de regresso para sensibilizar para a importância de uma boa conduta ambiental e para os princípios da economia circular, através da reciclagem e redução do desperdício dos resíduos de plástico e metal. Este programa surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal, juntamente com o Electrão, em parceria com a Marinha Portuguesa e Brigada do Mar, contando com com o apoio da  Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Quercus.

Depois de nos últimos seis anos ter recolhido mais de 227 toneladas de resíduos plásticos e metal das praias e mares e rios portugueses, transformando-os em benefício da comunidade, o programa promove este ano o Prémio TransforMAR, que premiará com 30 mil euros três projetos que contribuam para a proteção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos. As inscrições já estão abertas em programatransformar.pt e decorrem até ao dia 10 de setembro. Podem candidatar-se projetos nas seguintes áreas: redução de plástico nos oceanos, limpeza dos mares e orla costeira, transformação e/ou reciclagem de resíduos marinhos, proteção das espécies marinhas e sensibiluzação e/ou educação ambiental.

A par do Prémio TransforMAR, o programa irá estar presente em 10 praias de norte a sul do país, durante o mês de agosto, com a dinamização de atividades de sensibilização para toda a família, e prossegue com a sua  aproximação à comunidade escolar, promovendo ações lúdico-pedagógicas para crianças em colónias de férias.

Adicionalmente, em parceria com a ONG Brigada do Mar, que se associa pelo 5ª ano consecutivo ao TransforMAR,  serão realizadas 18 ações de limpeza tanto da costa portuguesa, em praia, como dos rios, com o objetivo de recolher grandes quantidades de resíduos plástico, contribuindo para a descontaminação e proteção daquelas zonas, bem como dos ecossistemas aquáticos.

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Compal Origens de Marmelo do Alentejo

Compal Origens de Marmelo do Alentejo

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Nova edição especial de Compal Origens com fruta exclusiva de formanda da Academia do Centro de Frutologia Compal

A edição limitada de Compal Origens Marmelo do Alentejo é exclusivamente feita com fruta produzida pela fruticultora Aurora Santos. 

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Foi um dos primeiros sabores lançados no mercado Compal e renasce agora no âmbito da formação e do investimento do Centro de Frutologia Compal, uma iniciativa da marca que apoia jovens agricultores e empreendedores frutícolas, com formação e bolsas de instalação, que ambicionam produzir as frutas com melhor qualidade a nível nacional.
Aurora Santos, que trabalha em proximidade com a Compal desde 2017, sendo formanda da Academia do Centro de Frutologia Compal, tem um pomar de quatro hectares de marmelos, fruta aromática, saborosa e de elevada qualidade.

A edição limitada de Compal Origens Marmelo do Alentejo é o tema da mais recente campanha promocional da marca e comunica o apoio que presta aos jovens agricultores portugueses.

A campanha agora lançada relata a história da parceria entre o Centro de Frutologia Compal e a fruticultora Aurora Santos, na voz da própria. Trata-se de um acontecimento histórico que põe em evidência a relevância da frutologia para a marca, assim como o seu traço característico da portugalidade, salientando a origem e a exclusividade da fruta.

“A edição limitada de Compal Origens de Marmelo do Alentejo evoca o legado da marca e é a prova viva do impacto positivo que o Centro de Frutologia Compal tem na agricultura nacional, apoiando, neste caso, a fruticultora Aurora Santos, em claro benefício para os nossos consumidores”, refere Joana Ferreira, marketing manager de nutrição de Compal.

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Primor inaugura nova loja em Lisboa

A nova loja no Centro Colombo apresenta um design e uma experiência de compra inovadores, alinhados com os últimos padrões da cadeia e com uma gama que abrange todas as categorias oferecidas pela marca.

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tagsPrimor

A Primor inaugurou uma nova loja em Lisboa, no Centro Colombo. Com cerca de 200 metros quadrados, no Piso 1, a nova loja apresenta um design e uma experiência de compra inovadores, alinhados com os últimos padrões da cadeia e com uma gama que abrange todas as categorias oferecidas pela marca: perfumes, cuidados com o cabelo, maquilhagem, cosmética, parafarmácia, entre outros produtos.

Num único piso, esta loja pretende ser uma referência na sua categoria, maximizando os metros lineares disponíveis, ganhando espaço para armazenamento e melhorando a experiência de compra dos clientes. As áreas amplas e luminosas foram desenhadas para se adaptarem às necessidades e preferências dos consumidores, oferecendo-lhes um valor acrescentado, refere a marca em comunicado.

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Empresas do retalho e bens de consumo apoiam a adoção de QR Codes com standards GS1

A declaração conjunta inclui plataformas de comércio eletrónico e defende a adoção global, até 2027, dos códigos de barras com recurso a standards GS1, a organização que representa o sistema de standards que, entre outros, inclui o QR Code.

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No dia em que que assinalaram os 50 anos da primeira leitura do código de barras, 22 das maiores empresas de retalho e bens de consumo juntaram-se para apelar à transição da codificação para QR Codes com standards GS1.

A declaração conjunta, que inclui plataformas de comércio eletrónico, defende a adoção global, até 2027, dos códigos de barras com recurso a standards GS1, a organização que representa o sistema de standards que, entre outros, inclui o QR Code.

Desde a primeiro leitura de código de barras em 1974, a colaboração entre retalhistas e fabricantes com recurso a standards GS1 conduziu a uma adoção generalizada do código de barras original. “Hoje, esta tecnologia é garantia de confiança universal para a identificação de produtos, com mais de mil milhões de artigos com códigos de barras que são lidos mais de 10 mil milhões de vezes diariamente, aumentando a eficiência das cadeias de valor em todo o mundo. Face à importância que tem, o código de barras da GS1 foi considerado em 2016 pela BBC uma das 50 inovações ‘estruturantes para a economia mundial’”, destaca a GS1 Portugal num comunicado.

A iniciativa conjunta das 22 empresas globais, que operam em mais de 160 países, pretende a utilização de standards globais de eficiência, segurança e sustentabilidade no setor do retalho e de bens de consumo. O objetivo é que, até ao final de 2027, os QR Codes GS1 sejam adotados amplamente, a nível global. Para concretizar esse objetivo, é necessário um esforço coordenado entre os fabricantes e os retalhistas: os fabricantes devem começar a implementar os QR Codes com as normas GS1 nas embalagens dos produtos, enquanto os retalhistas devem assegurar que os seus leitores de pontos de venda estão equipados para ler os novos códigos de barras bidimensionais, sublinha a GS1 Portugal, responsável pela introdução do código de barras no país, há 38 anos.

Os QR Codes desenvolvidos pela GS1 “podem permitir aos consumidores o acesso fácil a grande quantidade de informação sobre os produtos para melhorar a sua experiência, nomeadamente, instruções de utilização e reciclagem, segurança, informação nutricional e certificações da indústria”, revela ainda. A nova tecnologia a ser testada em 48 países de todo o mundo.

Assinaram a declaração conjunta global as empresas Alibaba.com, AS Watson, Barilla Group, Carrefour, 7-Eleven, Dr. Oetker, IGA, JD.com Group, Lidl International, L’Oréal, Master Kong, Mengniu Group, Metro, Migros Ticaret A.S., Mondelēz International, Nestlé, The Procter & Gamble Company, Savencia Fromage & Dairy, The J.M. Smucker Co., Tsingtao Beer Group, WH Group e Yili Group.

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Três primeiras lojas Portugália Balcão reabrem com um conceito renovado

As lojas de Almada, Campo Pequeno e Sintra são as primeiras a adotar o novo conceito. Nos próximos meses, várias lojas Portugália Balcão serão gradualmente adaptadas a este novo conceito e imagem.

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As três primeiras lojas Portugália Balcão, localizadas no Almada Fórum, Campo Pequeno e Alegro Sintra, reabriram com um conceito renovado lojas . Foram totalmente renovadas, adotando uma nova arquitetura alinhada com a nova identidade da marca. A experiência do cliente foi significativamente melhorada com o aumento do número de Kiosks digitais, permitindo aos clientes fazerem os seus próprios pedidos de forma prática e rápida, avança a marca que faz parte do Grupo Portugália restauração.

“Estamos muito entusiasmados com a reabertura das primeiras lojas Portugália Balcão renovadas em Almada, Campo Pequeno e Sintra. Esta transformação representa não apenas uma modernização dos nossos espaços, mas também um compromisso renovado com a qualidade e inovação que sempre caracterizaram a nossa marca. Ao adotar um novo conceito de arquitetura e ao melhorar a experiência do cliente, estamos a proporcionar um serviço mais prático e rápido, alinhado com as expectativas dos nossos clientes.”, sublinha José Maria Carvalho Martins, diretor geral da Portugália.

 

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