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ZU chega a Aveiro e reforça a sua presença no Porto

É a primeira loja da ZU em Aveiro, um espaço comercial onde estão disponíveis  produtos de alimentação, higiene, produtos veterinários e acessórios, além dos serviços de banhos e tosquias.  

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Por seu lado, na Rua Formosa, na baixa do Porto, a marca de retalho especializado da MC que se dedica ao bem-estar e aos cuidados de saúde de cães e gatos inaugurou igualmente uma loja de rua.

“Chegamos finalmente a Aveiro, uma localização relevante e com caraterísticas que vão de encontro à nossa estratégia de expansão, reforçar o foot print ZU no território privilegiando as zonas de maior concentração habitacional. E o mesmo acontece com a abertura da loja da Rua Formosa, no Porto, que em quase paralelo com a recém-inaugurada na Rua Júlio Dinis, na Boavista, reflete a nossa missão de estarmos cada vez mais próximos das pessoas e repetivos melhores amigos de quatro patas” afirma Bruno Loureiro, diretor de operações da ZU, .

ZU Porto“Nestas duas lojas, garantimos um atendimento personalizado na hora de escolher os produtos de alimentação, higiene e acessórios que cada pet necessita, e em Aveiro um serviço que é cada vez mais valorizado e procurado pelos tutores, e que é levado a cabo pelos nossos especialistas de grooming, que são os banhos e as tosquias”, acrescenta.

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Digital with Purpose Global Summit 2024 vai discutir o futuro da biodiversidade

Entre os dias 9 e 11 de julho, o Digital with Purpose Global Summit 2024 vai reunir mais de 300 líderes mundiais para discutir o “Futuro da Biodiversidade”. Esta cimeira […]

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Entre os dias 9 e 11 de julho, o Digital with Purpose Global Summit 2024 vai reunir mais de 300 líderes mundiais para discutir o “Futuro da Biodiversidade”. Esta cimeira global, que vai acontecer no Centro de Congressos do Estoril, vai promover um conjunto de debates e apresentação de trabalhos, que serão reunidos num único documento de recomendações para ser entregue às Nações Unidas e apresentado no no ‘The Summit of the Future’, em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, nos Estados Unidos.

A investigação ligada à prática da biodiversidade foi das primeiras áreas a adotar as agendas digitais e, por isso, é um dos quatro grandes temas chave do evento: educação, smart and sustainable cities, finanças sustentáveis e biodiversidade.

Ao longo dos três dias, o programa “Biodiversity Futures” destaca o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal (GBF), que foi adotado na décima quinta reunião da Conference of the Parties (COP 15), em dezembro de 2022. Este quadro delineia um plano abrangente para conservar e restaurar os ecossistemas do planeta até 2050, trabalhando para 23 metas ambiciosas até 2030.

O “Biodiversity Futures” foi ainda o mote para a criação de um documento de recomendações, saídas da última edição do Digital with Purpose com o objetivo de acelerar a concretização de projetos que abordem as soluções digitais como contributo para a proteção da biodiversidade. Este documento está agora mais integrado com o protocolo de Montreal, um acordo global que visa proteger a camada de ozono, assinado em 1989, tendo a ambição de cruzar estas metas com a agenda digital. Na edição pretende-se que surjam orientações para que esta convergência aconteça num futuro próximo.

O Digital with Purpose Global Summit realiza-se pela terceira vez em Portugal e vai reunir líderes, empresas e organizações globais e nacionais desafiando-os a acelerar a adoção de soluções digitais sustentáveis que permitam cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030.

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Retalho

Lidl chega a Vieira de Leiria e abre nova loja em Mem Martins

O Lidl Portugal inaugurou uma loja em Vieira de Leiria, Marinha Grande. E, no âmbito do processo de remodelação da rede de lojas, abriu uma nova loja em Mem Martins, Sintra.

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O Lidl Portugal inaugurou uma loja em Vieira de Leiria, que se vem juntar ao supermercado da Marinha Grande, o único existente no concelho até agora. Já no âmbito do processo de remodelação da rede de lojas, abriu uma nova loja em Mem Martins, Sintra, construída de raiz no mesmo local da antiga loja.

Investimento de cerca de seis milhões de euros

Situada junto à rotunda de acesso à praia de Vieira de Leiria, a nova loja representou um investimento de cerca de seis milhões de euros. Para a equipa, o Lidl Portugal recrutou 17 novos colaboradores e integrou 12 provenientes de outras lojas, totalizando 29 funcionários.

No parque de estacionamento foram instalados dois postos de carregamento para veículos elétricos que possibilitam uma recarga de 80% da bateria em apenas 30 minutos.

Para além da zona de pastelaria e padaria, com uma máquina de corte de pão, uma máquina de sumo de laranja natural e uma vasta oferta de artigos de alimentação, a loja conta igualmente com artigos não alimentares, como ferramentas, têxteis, utensílios de cozinha e artigos para espaço exterior da casa.

No âmbito do programa ‘Realimenta’, a nova loja irá beneficiar a Associação Novo Olhar II, de quem o Lidl é parceiro desde 2023.

Investimento de cinco milhões em Mem Martins

Já a inauguração do supermercado de Mem Martins, na Estrada Nacional, 249, km 14, concelho de Sintra, insere-se no programa de remodelação de lojas já existentes. Neste caso, foi construída de raiz no mesmo local da antiga loja, num investimento que ascendeu a cinco milhões de euros, informa a multinacional alemã de retalho.

O Lidl Portugal recrutou para esta loja 21 novos colaboradores. Esta é a 14ª loja do concelho e emprega um total de 36 colaboradores.

Com uma área de vendas de cerca de 1300m2, a loja “dispõe de corredores mais largos, um pé direito mais elevado e de uma fachada inteiramente em vidro que confere maior luminosidade ao seu interior”, informa.

Também nesta loja há um espaço de pastelaria e padaria com uma máquina de corte de pão. Existe ainda uma máquina de sumo de laranja natural bem como uma zona de bacalhau a corte e de frango assado. E o parque de estacionamento também disponibiliza dois postos de carregamento de viaturas elétricas que permitem a recarga de 80% da bateria em 30 minutos.

A loja de Mem Martins vai beneficiar o Centro Social Paroquial Algueirão – Mem Martins – Mercês, instituição a quem o Lidl presta apoio desde 2018.

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Logística

Santos e Vale reforça compromisso com a sustentabilidade

A instalação, com uma potência total de 191,24 kWp, irá permitir uma produção energética anual de 272,96 MWh, evitando a emissão de 120,10 toneladas de CO2 por ano.

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O Grupo Santos e Vale instalou 340 painéis fotovoltaicos em 12 plataformas logísticas. No total conta com com 24 plataformas distribuídas em território nacional.

Este projeto, realizado em parceria com a Truenergy, reforça o compromisso da Santos e Vale com a eficiência energética e a proteção ambiental, alinhado com o projeto europeu Lean & Green, no qual já conquistou uma estrela por reduzir 20% das emissões de CO2.

A instalação, com uma potência total de 191,24 kWp, irá permitir uma produção energética anual de 272,96 MWh, evitando a emissão de 120,10 toneladas de CO2 por ano.

“Este projeto faz parte da nossa política e estratégia ambiental, que inclui o aumento da eficiência energética com o aproveitamento de energias renováveis nas nossas plataformas. Acreditamos que esta iniciativa será uma mais-valia para aumentar a eficiência energética, rentabilizar os nossos ativos e reduzir custos, contribuindo assim para a sustentabilidade da nossa atividade”, afirma Joaquim Vale, administrador do Grupo Santos e Vale.

“É um orgulho para a Truenergy colaborar com grandes empresas como o Grupo Santos e Vale, auxiliando-as no caminho para a descarbonização através da otimização da eficiência ambiental e energética de suas instalações. Este projeto é um exemplo de como a indústria pode avançar de forma sustentável e contribuir para um futuro mais verde.”, acrescenta João Corda, diretor geral da Truenergy.

 

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Bebidas

Pêra Doce Premium Branco é agora monocasta Antão Vaz

A gama de vinhos Pêra Doce é composta, atualmente, por oito referências – colheita branco, rosé e tinto, reserva branco e tinto, premium branco (Antão Vaz) e tinto, e o Edição Especial.

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O novo vinho da marca Pêra Doce, chegou às lojas Continente com a particularidade de ser produzido apenas com a casta Antão Vaz.

“De perfil aromático limpo e cativante, com notas de fruta de polpa branca e tropical. A sua frescura e caráter frutado são complementados por uma estrutura e acidez médias, resultando num vinho elegante e com um final bastante agradável. Possui um teor alcoólico de 13%, tornando-o uma escolha equilibrada e versátil para diversas ocasiões”, apresenta a Parras Wines, grupo produtor do Pêra Doce.

A gama de vinhos Pêra Doce é composta, atualmente, por oito referências – colheita branco, rosé e tinto, reserva branco e tinto, premium branco (Antão Vaz) e tinto, e o Edição Especial. Para alem da venda em exclusivo nas lojas Continente, chega aos mercados externos, com Cabo Verde, Brasil e Estados Unidos como principais destinos de exportação.

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Bebidas

Ciclo de “Cinema na Vinha” de regresso com 21 sessões de cinema

Promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o Ciclo de “Cinema na Vinha” integra provas de diferentes perfis de Vinhos Verdes e sorvetes com sabores das castas mais emblemáticas da Região, entre outras actividades de enoturismo preparadas em cada local.

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Durante os meses de Julho e de Agosto, o Ciclo de “Cinema na Vinha” regressa com 21 sessões de cinema que se dividem entre os jardins da Casa dos Vinhos Verdes, no Porto, e as vinhas de mais de uma dezena de quintas de produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

Com curadoria de Paulo Cunha e de Tiago Fernandes, a edição de 2024 é dedicada ao tema “50 anos de Liberdade”, num convite à reflexão sobre os valores sociais e ao poder transformador da liberdade, através de uma programação que integra filmes de diversas latitudes e diferentes géneros. “Esta é uma programação cuidadosamente pensada para celebrar a liberdade, a solidariedade e o poder transformador do cinema”, destacam os curadores.

Promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o Ciclo de “Cinema na Vinha” integra provas de diferentes perfis de Vinhos Verdes e sorvetes com sabores das castas mais emblemáticas da Região, entre outras actividades de enoturismo preparadas em cada local.

Para Dora Simões, “temos uma procura muito significativa de diferentes públicos, que se dividem entre as sessões nos jardins da Casa dos Vinhos Verdes e os vários produtores aderentes, experimentando a oferta enoturística e descobrindo mais sobre a Região Demarcada”.

“No ano em que se assinalam 50 anos do 25 de Abril, quisemos também que o cinema fosse o ponto de partida para uma celebração das diferentes formas de liberdade e uma viagem por realidades culturais distintas. Se o vinho é um elemento agregador, quando associado à arte, deve promover novos diálogos”, refere a Presidente da Direcção da CVRVV.

As sessões têm início pelas 21h30 e são limitadas a um máximo de 50 pessoas. Os bilhetes estão disponíveis em www.vinhoverde.pt ou através dos contactos de cada espaço aderente.

A partir das 20h45, a Casa dos Vinhos Verdes abre as portas e recebe os participantes nos jardins com vista para o rio com provas de Vinhos Verdes de diferentes perfis, desde os mais leves e frescos aos Vinhos Verdes mais intensos, estruturados e de guarda. Nas noites quentes, os sorvetes de Alvarinho, Vinhão, Loureiro e Avesso apresentam os aromas e sabores daquelas castas da Região num formato fresco criado pelo Chef António Vieira.

Com inscrição obrigatória, as sessões incluem as provas de Vinhos Verdes, a oferta de um sorvete e a sessão de cinema.

Até ao final de Agosto, há uma dezena de filmes para ver:

04 de Julho | O meu belo sol interior (Claire Denis, 2017)
10 de Julho | Retrato da rapariga em chamas (Céline Sciamma, 2019)
11 de Julho | Querido Diário (Nanni Moretti, 1993)
17 de Julho | The Florida Projects (Sean Baker, 2017)
18 de Julho | Chucking Express (Wong Kar-Way, 1994)
24 de Julho | O movimento das coisas (Manuel Serra, 1985)
25 de Julho | A Sala de Professores, IIker Çatak, 2023)
31 de Julho | O Mal não está aqui (Ryûsuke Hamaguchi, 2024)
1 de Agosto | Do fundo do coração (Francis Ford Coppola, 1981)

Entre vinhedos e adegas, são 11 os produtores da Região que recebem as sessões de cinema integradas no Ciclo e que preparam programas de enoturismo para receber os visitantes. Os bilhetes para as sessões devem ser adquiridos através de contactos directos com as quintas e garantem provas de Vinhos Verdes de diferentes perfis em função da geografia:

06 de Julho | Quinta de Santa Cristina | O último autocarro (Gilles MacKinnon, 2021)
12 de Julho | Quinta dos Encados | O meu burro, o meu amante e eu (Caroline Vignal, 2020)
13 de Julho | Quintas de Melgaço | O nosso último Verão na Escócia (Andy Hamilton, Guy Jenkin, 2014)
19 de Julho | Adega Edmun do Val | O nosso último Verão na Escócia (Andy Hamilton, Guy Jenkin, 2014)
20 de Julho | Quinta da Raza | O nosso último Verão na Escócia (Andy Hamilton, Guy Jenkin, 2014
26 de Julho | Adega de Ponte de Lima | O último autocarro (Gilies MacKinnon, 2021)
27 de Julho | Quinta da Aveleda | O último autocarro (Gilies MacKinnon, 2021)
02 de Agosto | Casa da Tojeira | Há Festa na Aldeia (Jaques Tati, 1949)
03 de Agosto | Monverde Wine Experience Hotel | O nosso último Verão na Escócia (Andy Hamilton, Guy Jenkin, 2014)
09 de Agosto | Quinta das Arcas | Há Festa na Aldeia (Jaques Tati, 1949)
10 de Agosto | Quinta de Lourosa | Liberdade (Clara Roquet, 2021)

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Novarroz estreia Louro na versão PokeBowls na 6ª edição do Festival da Comida Continente

A Novarroz vai estar no Festival da Comida Continente onde estreia Louro na versão PokeBowls e convida o Chef Sá Pessoa para showcooking Oriente.

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A Novarroz vai marcar presença na sexta edição do Festival da Comida Continente, a decorrer nos dias 6 e 7 de julho, no Parque da Cidade do Porto.

A marca Louro irá ter um espaço exclusivo no recinto onde estará a mascote Papagaio Louro e uma FoodTruck personalizada e o onde vão ser apresentadas em primeira mão as novas receitas e sabores Louro Pronto 2 minutos na incrível versão PokeBowl. Criadas pelo Chef Álvaro Costa, são apresentadas como refeições rápidas, saudáveis e super nutritivas.

No dia 7 de julho, no palco Palco Saudável Oliveira da Serra, a marca Oriente marcará presença através de um showcooking preparado pelo Chef Henrique Sá Pessoa.

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Bebidas

Plano Estratégico da ViniPortugal define EUA, Canadá e Brasil como mercados-chave

O Plano Estratégico 2024-20300, que a Assembleia Geral da ViniPortugal aprovou a 26 de junho, aponta ainda uma meta ambiciosa: a de 1.200 milhões de euros em exportações do setor até 2030.

Estados Unidos da América, Canadá e Brasil são os três mercados-chave para a ViniPortugal, organização interprofissional promotora da qualidade e a excelência dos vinhos portugueses no estrangeiro e gestora da marca ‘Wines of Portugal’. As três geografias foram definidas pelos associados no âmbito do plano Estratégico de 2024-2030 da ViniPortugal.

O documento, que a Assembleia Geral da ViniPortugal aprovou a 26 de junho, aponta ainda a meta de 1.200 milhões de euros em exportações do setor até 2030. E vai focar o investimento em 14 destinos, “incluindo novos mercados como os Países Baixos e Luxemburgo, enquanto deixará de investir em geografias como México, Angola e Noruega, entre outros países”, avançou ao Hipersuper o presidente da ViniPortugal.

Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal

“A meta estabelecida no Plano Estratégico 2024-2030, aprovado pelos associados, é de 1.200 milhões de euros em exportações de vinhos portugueses. Para além disso, é considerado mais importante manter o crescimento do preço médio dos vinhos, com o objetivo de atingir 3,19 euros por litro em 2030, visando trazer sustentabilidade económica ao setor”, sublinhou Frederico Falcão.

 Para atingir essa meta nos mercados externos, Frederico Falcão diz que o desafio passa por aumentar a eficiência das ações de promoção da marca Wines of Portugal nos vários mercados, para valorizá-la, “levando ao aumento das exportações de forma a atingirmos os valores estabelecidos como objetivo”.

O responsável defendeu que a ViniPortugal tem sido “a locomotiva do setor” num processo de crescimento internacional visível, “com crescimentos sistemáticos de valor e preço médio”. Referiu, entretanto, que a execução do plano está diretamente relacionada “com a capacidade da ViniPortugal interiorizar quais são os principais objetivos estratégicos: identidade, união, capacitação e responsabilidade”.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Bebidas

Terracota Branco chega ao mercado com o objetivo de mostrar que “as fronteiras vínicas são apenas linhas imaginárias”

O Terracota branco, um vinho “sem regras” e sem um “modus operandi definido”, que faz jus ao lema da empresa produtora, a No Rules Wines, acaba de chegar ao mercado […]

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O Terracota branco, um vinho “sem regras” e sem um “modus operandi definido”, que faz jus ao lema da empresa produtora, a No Rules Wines, acaba de chegar ao mercado com o objetivo de mostrar que “as fronteiras vínicas são apenas linhas imaginárias” e que é possível fazer-se no Dão um vinho, sob a certificação IGP Terras do Dão, com recurso a um material invulgar na região, as talhas, maioritariamente utilizadas na região do Alentejo.

Oriundo de duas vinhas velhas da sub-região da Serra da Estrela, situadas em Lagarinhos, a uma cota de 490 metros, e em Rio Torto, a 450 metros, este vinho resulta de um blend, onde reina o Bical, o Arinto do Interior e o Fernão Pires. “Neste local, encontramos um perfil de fruta complexo e uma «raiz» de acidez fresca que nos permite construir um vinho linear, ao qual acrescentamos, no processo de curtimenta e maturação em barro, várias camadas de sabor e textura”, sublinha o enólogo Tiago Macena.

Ao mercado, chegam 1300 unidades deste Terracota branco estando já disponível em alguns restaurantes em Lisboa, Porto e Algarve.

Este vinho resultou de um processo de vindima manual e transporte de uvas, em caixas de 15 quilos para a adega da No Rules Wines, em Nelas, em setembro de 2022. No local, as uvas foram “desengaçadas” e encheram-se duas talhas e uma tarefa, isto é, uma talha mais pequena que serve “para o atesto posterior à fermentação das talhas maiores”, acrescenta Tiago Macena.

Segundo explica, a fermentação decorreu durante cerca de duas semanas, com “leveduras nativas e sem controlo de temperatura”. Volvidos cerca de dois meses, a equipa de enologia decidiu proceder à “remoção do vinho novo das películas, loteou os vinhos das duas talhas, aproveitando, apenas, o vinho lágrima saído da prensa” e colocou-o em estágio de barro por mais quatro meses.

Deste processo resultaram cerca de 1000 litros de vinho, que, posteriormente, foi depositado em barricas. O objetivo foi “afinar as arestas soltas que lhe sentimos” durante mais três meses, completa o enólogo, até conseguirem atingir a simbiose perfeita entre “a junção do granito das uvas ao barro da talha”, o que resultou num “vinho único”, com engarrafamento realizado no verão passado.

Há cerca de 11 meses em garrafa, o Terracota branco encontra-se “num excelente momento de consumo”. O ideal é que seja bebido entre os 12 e os 14ºC, num “copo largo que permita uma expressão total da sua complexidade”, acompanhando bem com pratos de forno, queijos maturados e/ou carnes grelhadas.

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Bebidas

Quinta de Chocapalha apresenta nova imagem para homenagear a tradição

O mês de julho assinala a chegada ao mercado do Quinta de Chocapalha Branco 2023 e do Quinta de Chocapalha Tinto 2020, ambos com nova imagem e criação da enóloga Sandra Tavares da Silva.

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Com o intuito de celebrar a tradição, o sentido de antiguidade e a importância da família, os vinhos Quinta de Chocapalha Tinto 2020 e Quinta de Chocapalha Branco 2023 surgem agora no mercado com uma nova imagem. Rótulos que espelham o legado histórico da propriedade de onde as referências são provenientes e ainda os laços familiares que estão na sua origem, sublinha a Quinta de Chocapalha em comunicado.

Os novos rótulos têm a assinatura da designer Rita Rivotti. O alpendre da casa oitocentista surge desenhado a preto e branco, e em destaque – local de eleição na propriedade, foi (e é) palco de grandes celebrações familiares, dos casamentos e batizados, aos encontros com os amigos de sempre, acrescenta.

A arquitetura tão característica da Quinta de Chocapalha está retratada ao detalhe nesta nova rotulagem, seja pelo tradicional telhado em tijoleira, seja pelas ombreias de madeira da porta e das janelas, sem descurar a vegetação que envolve a propriedade. Destaque para a árvore, Pérsea Indica, com mais de 300 anos, cuja altura e robustez projeta uma delicada sombra que refresca a varanda. Sendo a Padroeira da Quinta de Chocapalha a Nossa Senhora da Conceição, a mesma está presente num painel de azulejos tão antigo quanto a casa, datada de 1875.

O tracejado a preto e branco do rótulo pretende conciliar o antigo e o moderno, retratar o passado e projetar o futuro. A acompanhar a imagem, também a garrafa sofreu alterações: agora mais tradicional e mais baixa, tal como o estilo usado aquando do início da produção de vinho em Chocapalha.

Além do rebranding que a Quinta de Chocapalha está a fazer em todos os rótulos da gama de vinhos de Quinta, o logotipo da empresa familiar também surge com uma novidade. Este passou a fazer referência ao ano de 1875, data associada à construção da casa na Quinta de Chocapalha, onde hoje reside a família Tavares da Silva, reforçando a história e o espírito de tradição do projeto.

O mês de julho assinala, assim, a chegada ao mercado do Quinta de Chocapalha Branco 2023 e do Quinta de Chocapalha Tinto 2020, ambos já com a nova imagem, ambos criação da enóloga Sandra Tavares da Silva. Se o branco resulta do equilíbrio entre as castas Viosinho, Arinto e Verdelho, o tinto é um blend de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Castelão, Alicante Bouschet e Touriga Franca. O primeiro apresenta uma cor brilhante e intensa, com um nariz marcado por notas cítricas, florais e ainda de lichias, características que se refletem num vinho marcadamente fresco, com uma acidez interessante e um final de boca persistente. Já o segundo, lote de todas as castas autóctones, evidencia uma tonalidade violeta, com notas a fruta preta madura e especiarias mescladas com apontamentos florais – na boca, mostra-se elegante e fresco, com um final longo e elegante.

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ESG

Pingo Doce reforça compromisso com a redução do uso de embalagens de utilização única

O novo saco para o pão reutilizável, produzido em Portugal, está disponível junto à secção de padaria, em dois padrões diferentes. “São feitos em 100 % algodão, resistentes e produzido por uma empresa portuguesa, assegurando um baixo impacto ambiental do transporte do produto e, ainda, promovendo a economia nacional.” explica Filipa Pimentel, diretora de desenvolvimento sustentável e impacto local do Pingo Doce.

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O Pingo Doce reforça o seu compromisso com a redução do uso de embalagens de utilização única e com a promoção da economia circular com uma nova solução reutilizável: o saco para o pão 100% algodão.

“Os novos sacos de pão reutilizáveis do Pingo Doce são mais uma alternativa sustentável e prática, que disponibilizamos aos nossos clientes, e foram também desenvolvidos a pensar no ambiente. São feitos em 100 % algodão, resistentes e produzido por uma empresa portuguesa, assegurando um baixo impacto ambiental do transporte do produto e, ainda, promovendo a economia nacional.” explica Filipa Pimentel, diretora de desenvolvimento sustentável e impacto local do Pingo Doce.

O novo saco, produzido em Portugal, está disponível junto à secção de padaria, em dois padrões diferentes.

São várias as opções reutilizáveis para acondicionamento e transporte dos produtos que o Pingo Doce disponibiliza nas suas lojas, nomeadamente os eco mesh bags, sacos reutilizáveis feitos com 100% algodão e produzidos em Portugal, os sacos de ráfia (com 60% de plástico reciclado), os sacos de papel (com 70% de fibras recicladas e cuja matéria-prima virgem é proveniente de florestas geridas de forma responsável), sacos de rede para frutas e legumes e os trolleys, que são uma solução muita adaptada pelos clientes que vão fazer as suas compras a pé.

O Pingo Doce lembra em comunicado que foi o primeiro retalhista alimentar em Portugal a permitir que os clientes utilizem as próprias embalagens em todos os balcões de atendimento da loja – peixaria, talho, padaria, take-away ou charcutaria, – evitando o uso de embalagens descartáveis.

Outra iniciativa, alinhada com esta preocupação ambiental, é o projeto ECO Água Filtrada, já disponível em mais de 296 lojas Pingo Doce e que, desde 2018, já permitiu evitar cerca 510 toneladas de embalagens de plástico descartáveis. A ECO Água Filtrada permite um consumo de água, de forma sustentável e económica, através da reutilização de uma garrafa resistente e especificamente concebida com esse propósito, promovendo, assim, a redução do plástico descartável e a proteção do ambiente.

“Estas iniciativas têm contribuído para uma diminuição do consumo de sacos de plástico descartáveis e para a adoção de novos hábitos por parte do consumidor aos longo dos anos e não queremos ficar por aqui. Vamos continuar a inovar e a trazer alternativas mais sustentáveis e acessíveis para os nossos clientes, tendo sempre em consideração os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida das embalagens dos produtos.” acrescenta Filipa Pimentel.

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