Amanhã no Hipersuper: Gigantes (inter)nacionais
Amanhã no Hipersuper: Top 250 do retalho mundial, análise Kantar Worldpanel (combustíveis), queijos em Portugal, entrevistas Silvex, LEGO e SISAB, Toyota, opiniões Michael Page, Edigma e Hays.
Hipersuper
CONFAFRI escreve ao ministro da Agricultura e à presidente da CE sobre o Regulamento Anti-Desflorestação
Salesforce investe em formações gratuitas em IA
Luís Simões valida metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a o TOP 250 do retalho mundial – Global Powers of Retailing – realizado pela Deloitte Touche Tohmatsu Limited, em parceria com a Stores Media, que coloca entre os maiores retalhista do mundo dois grupos nacionais: Jerónimo Martins e Sonae.
Mais do que destacar as posições ocupadas por este dois retalhistas portugueses, tentámos perceber se possuem possibilidades de subir ainda mais no ranking, com que negócios/estratégias e se estas performances os tornam “mais compráveis” aos olhos dos big players internacionais.
Ainda no “Retalho”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado dos combustíveis, sector que tem sido alvo de inúmeras críticas ao longo dos últimos anos, devido aos preços praticados nas estações de serviço. A consultora conclui que, hoje, 57% do volume comprado é já realizado com uma redução de preço face à tabela dos principais operadores, entre promoções e hipermercados.
Na “Produção”, analisamos o mercados dos queijos em Portugal, que continua alvo de uma clara transferência de consumo de fora para dentro do lar, além de continuar dependente da matéria-prima leite – e dos seus preços. O ano de 2010 não foi muito diferente, mas a verdade é que há quem veja na transferência do consumo e respectivos hábitos de consumo uma oportunidade para desenvolver o negócio.
Ainda na “Produção”, entrevistámos Hernâni Magalhães, Director de Marketing da Silvex, que se prepara para “produzir em exclusivo para o mundo”. Isto porque a primeira película aderente biodegradável do Mundo nasceu no seio da Silvex e está à venda nos hipermercados Continente, tendo chegado às mãos de muitos portugueses antes de ser lançado no resto do Planeta.
Para finalizar a “Produção”, entrevistámos o Director de Marketing da LEGO Ibéria, Joachim Schwidtal, que admitiu que a empresa está a crescer 55% nos jogos de mesa. Aliás, a entrada da Lego neste mercado a meio do ano passado nesta categoria não é certamente alheia ao facto do segmento de jogos de mesa em Portugal ter crescido, em 2010, 4,1 vezes mais do que o mercado de brinquedos.
Entrevistado foi também, para as “Feiras”, o Administrador do SISAB, evento que se realiza de 21 a 23 de Fevereiro, em Lisboa. Crítico das entidades públicas responsáveis pela dinamização das exportações e apoio às empresas portuguesas, Carlos Morais admite que o evento “é a verdadeira plataforma de marcas e produtos portugueses para a exportação”.
Na “Logística”, salientamos a promoção das boas práticas de segurança por parte da Toyota e Agência Europeia para a Segurança e Saúde com o slogan “quando se trata de manutenção a prevenção é o melhor remédio”.
No “Profissionalmente Pessoal, convidámos José Pinto Gaspar, Presidente da CVR Tejo.
Isto tudo além dos artigos de opinião: “A guerra das plataformas”, de Pedro Fernandes (Edigma); “2010: O ano da consagração da Marca Própria”, de Sérgio de Sena Leote (Michael Page); e “Downshifting – Mudar de direcção”, de Mónica Pinheiro (Hays Portugal).
Boas leituras!