Reinvenção do retalho: o melhor projecto do ano
A retalhista australiana Coles recebeu do júri dos World Retail Awards o prémio “Retail Transformation and Reinvention Award 2013”
Rita Gonçalves
CONFAFRI escreve ao ministro da Agricultura e à presidente da CE sobre o Regulamento Anti-Desflorestação
Salesforce investe em formações gratuitas em IA
Luís Simões valida metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
A retalhista australiana Coles recebeu do júri dos World Retail Awards (WRA), em Paris, França, o prémio “Retail Transformation and Reinvention Award 2013”.
Com o retalho a sofrer mudanças significativas para dar respostas às novas expectativas dos consumidores e aos desafios da cadeia de distribuição, o júri dos World Retail Awards, uma iniciativa do World Retail Congress, decidiu criar esta nova categoria, que pretende premiar o retalhista que mais se distinguiu por ter operado uma ampla transformação e revolução no negócio com vista ao crescimento sustentável da actividade.
A competir com um gigante no mercado interno (a Woolworths), a Coles não baixou os braços e operou uma transformação no negócio, que abraçou quase todas as áreas da operação, e permitiu à retalhista aumentar as vendas e a quota de mercado.
A Coles opera há mais de 90 anos no mercado australiano. O seu fundador, George Coles, era filho de um retalhista local que se tornou um peça fundamental na história do retalho naquele país. Coles viajou para os EUA no início do séc. XX à descoberta das melhores práticas no sector do retalho. Quando regressou à Austrália, em 1914, abriu a primeira loja, sob a insígnia “Coles Variety Stores, em Melbourne.
A rede de lojas expandiu-se rapidamente e desde logo a marca ficou conhecida pelo slogan “Nothing Over 2/6”. Mas, só em 1960 nasce o primeiro supermercado Coles, em Melbourne. 13 anos depois a empresa alcançou o objectivo de ter uma loja aberta em cada uma das principais cidades australianas. Mais recentemente, a cadeia de distribuição deu início a um processo de transformação que afectou todas as áreas do negócio e tem trazido dividendos nas vendas e na quota de mercado.