Compras de rotina. 4 em cada 10 cestas são imprevisíveis
37% do gasto total em alimentação destina-se a compras semanais e 15% às compras para abastecer a dispensa, revela um estudo
Rita Gonçalves
CONFAFRI escreve ao ministro da Agricultura e à presidente da CE sobre o Regulamento Anti-Desflorestação
Salesforce investe em formações gratuitas em IA
Luís Simões valida metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Um total de 31% dos ‘shoppers’ deixou de realizar compras mensais para abastecer a dispensa e opta por ir ao supermercado todas as semanas, segundo um estudo realizado pela associação espanhola que reúne os interesses de fabricantes e distribuidores.
O estudo “Missões de Compra” revela que o gasto dos espanhóis em bens de consumo rápido alcança uma média de €36 por semana.
Segundo o estudo, que analisou os hábitos de compra de 1600 consumidores, 37% do gasto total em alimentação destina-se a compras semanais e 15% às compras para abastecer a dispensa.
Quatro em cada dez cestas de compras são imprevisíveis, revela ainda este estudo, acrescentando que esta imprevisibilidade deriva das necessidades imediatas de cada consumidor. As promoções, as ofertas e os preços mais baixos são as principais razões para a compra por impulso, concretamente na cesta básica das famílias.
Os frescos são os reis dos carrinhos de compras e representam 34% das compras de rotina e quase 21% das compras de urgência. Quais são, então, as compras mais planeadas? As de grande volume são as mais pensadas e escritas em lista. As semanais ou de rotina vêm em segundo lugar, conclui o estudo.