O que pode ler na edição impressa de fevereiro
Abcdefg…. O HIPERSUPER desenvolveu para a edição impressa de fevereiro, que começa hoje a seguir para os assinantes, um extenso trabalho o qual analisa, de A a Z, as principais temáticas relacionadas com o retalho. Não perca ainda a entrevista aos administradores do grupo Os Mosqueteiros em Portugal, com enfoque sobretudo no Intermarché, conheça os líderes do retalho mundial, o que se passou no Retail’s Big Show, o que foi acordado no Código de Boas Práticas, como preparar as ações de Carnaval e as tradicionais análises à indústria e ao consumo
Ana Catarina Monteiro
CONFAFRI escreve ao ministro da Agricultura e à presidente da CE sobre o Regulamento Anti-Desflorestação
Salesforce investe em formações gratuitas em IA
Luís Simões valida metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
O ABC do Retalho em 2017
Abcdefgh…. O HIPERSUPER desenvolveu para a edição impressa de fevereiro um extenso trabalho, no qual analisa as principais temáticas relacionadas com o retalho, com recurso ao alfabeto. Depois das inovações experimentadas no último ano por insígnias e marcas do grande consumo em Portugal, é unânime para os vários especialistas consultados que 2017 será o ano da consolidação e otimização dos conceitos que se mostraram mais eficazes. De “A”, de agilidade, a “Z”, de zonas turísticas, apresentamos no artigo que faz a capa do jornal o bê-à-bá dos negócios do setor em 2017.
Não perca ainda a entrevista aos administradores do grupo Os Mosqueteiros em Portugal, com enfoque sobretudo no Intermarché, conheça os líderes do retalho mundial, o que se passou no Retail’s Big Show, o que foi acordado no Código de Boas Práticas, como preparar as ações de Carnaval e as várias análises à indústria e ao consumo.
ENTREVISTA
“Intermarché exporta 3 milhões de euros em produtos nacionais”
Azeite, sumos, frutas, entre outros produtos portugueses chegam a centenas de pontos de venda além-fronteiras, graças à cadeia de origem francesa Intermarché. Vasco Simões conta em entrevista toda a estratégia da insígnia, desde a produção nacional à estratégia online. Responsáveis do Bricormarché e Roady participam também nesta entrevista.
“Luxo é aposta para promover crescimento em Portugal”
Na sua primeira entrevista enquanto diretor-geral da Diageo Portugal, Leonardo Cataldo levanta o véu da estratégia da nova liderança para desenvolver o negócio em Portugal.
OPINIÃO
Poderá o ADN disruptivo dos retalhistas inovar na proteção de dados?
Quando é que os distribuidores resolvem responder de forma eficaz, com serviços próprios, visto o descontentamento dos consumidores com os seguros para equipamentos eletrónicos?, pergunta o novo colaborador de opinião do HIPERSUPER Miguel Mamede, vice-presidente da área de seguros do ComparaJa.pt.
Por uma pegada digital consciente
Invista no tratamento de dados para cumprir as expetativas de quem o procura, aconselha Carlos Carvalheira, Account Executive da SAS.
Big Apple
Miguel Murta Cardoso, especialista em retalho, esteve no Retail’s Big Show, nos EUA, e visitou mais de 50 lojas em Nova Iorque. Na sua coluna de opinião, o nosso colaborador resume as novidades.
DISTRIBUIÇÃO
Os líderes do retalho mundial
Não há mudanças no pódio dos retalhitas mais poderosos do mundo, segundo a edição do ranking das 250 maiores marcas, elaborado Deloitte. No entanto, a análise mostra muitas mudanças na dinâmica do setor, provocadas por aquisições, contextos económico e político adversos e crescimento do ecommerce, que vieram alterar o cenário.
Como preparar a estratégia de Carnaval
É talvez a época do ano em que os retalhistas mais podem ser “atrevidos” na comunicação. Mas será que no Carnaval nenhum consumidor leva a mal? Além disso, como se pode distinguir uma marca entre o ensurdecedor “ruído” de cores da ocasião. Conheça as dicas dos profissionais.
ESPECIAL
Café. “O café está no patamar da experiência sensorial”
Chá. Culto do chá está a instalar-se em Portugal
Na habitual secção dos especiais temáticos do HIPERSUPER, este mês analisamos duas categorias que crescem acima da média dos bens de grande consumo em Portugal. Chás e Cafés.
Embalagem. Packaging influencia decisão de compra
Mais uma análise, desta vez à embalagens, muitas vezes usadas como motor de inovação das marcas e que têm cada vez mais peso na decisão de compra.
DATA CENTER
Balanço do retalho digital em 2016
Camila Fonseca, da ComScore, volta a brindar os leitores com mais uma análise ao comportamento digital dos portugueses.
Frescos mais presentes nas cestas
Presentes em 93% dos carrinhos de compras, os frescos atingiram em 2016 o pico dos últimos cinco anos. A análise é da Kantar Worldpanel.
FMCG
A estratégia de 4 marcas com alma lusa
Bel, Sumol+Compal, Nobre e Vitacress. Fique a conhecer as quatro marcas produzidas em Portugal que procederam a renovações bem-sucedidas das suas propostas de valor. Conheça as fórmulas que foram apresentadas na última conferência da associação portuguesa Centromarca.
PRODUÇÃO
O que foi acordado no Código de Boas Práticas?
Os vários agentes da cadeia alimentar assinaram em dezembro o Código de Boas Práticas. Um feito inédito, conseguido pela primeira vez, que promete autoregular a relação entre parceiros, desde produtores à distribuição, passando pela indústria.