Deco aposta em selos próprios para marcas e cadeias
Um consumidor confuso com a quantidade de selos a atestar a qualidade dos produtos que encontra nos lineares levou a Deco Proteste a deixar de proibir a utilização dos resultados dos seus testes técnicos para fins comerciais. Além das marcas, mais recentemente também as cadeias de distribuição podem exibir a certificação da associação
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Ana Catarina Monteiro
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Um consumidor confuso com a quantidade de selos a atestar a qualidade dos produtos que encontra nos lineares levou a Deco Proteste a deixar de proibir a utilização dos resultados dos seus testes técnicos para fins comerciais. Além das marcas, mais recentemente também as cadeias de distribuição podem exibir a certificação da associação*
Há mais de 25 anos que a Deco Proteste testa a qualidade – e respetiva relação com o preço – dos produtos à venda nas lojas portuguesas, mas só em 2016 a associação de defesa do consumidor decidiu disponibilizar os selos “Melhor do Teste” (produto com melhor qualidade) e “Escolha Acertada” (produto com melhor relação qualidade-preço) às marcas, para estas os utilizarem nas suas embalagens, campanhas de comunicação ou outras plataformas de interação com o cliente.
Anualmente, a Deco testa mais de 3100 produtos à venda nos lineares do retalho português, sendo as análises técnicas realizadas em 45 laboratórios, nacionais e internacionais, com um custo de “1,3 milhões de euros” por ano. Os resultados estavam apenas disponíveis para os seus 430 mil associados – que representam 10% dos agregados familiares portugueses -, através do site ou das revistas da entidade. As marcas que conseguiam os melhores resultados estavam proibidas de utilizar a distinção para fins comerciais.
No entanto, depois de perceber que os consumidores se sentiam “confusos” com a quantidade de selos hoje atribuídos aos produtos (a maioria dos quais têm por base testes limitados às marcas que se inscrevem nos mesmos, sem considerar todo o mercado), a Deco decidiu mudar a sua atuação para prestar um melhor apoio aos portugueses no ato de compra, explica em entrevista ao HIPERSUPER Rita Rodrigues, responsável de Relações Institucionais da Deco Proteste.
![Rita Rodrigues, responsável Relações Institucionais Deco Proteste](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2018/01/rita-rodrigues-2-200x300.jpg)
Rita Rodrigues, responsável Relações Institucionais Deco Proteste
“Muitas vezes, os consumidores perguntam-nos se as marcas nos entregam os produtos para os testarmos. O que não é verdade. Nós adquirimos os produtos, tal como o consumidor, em loja. Selecionamos primeiro as categorias com maior peso no orçamento familiar ou que o consumidor identifica como importante. Para isso, temos a vantagem de ter contacto direto com o público. Depois, dentro de cada área de consumo, selecionamos os produtos mais vendidos e outros tendo em conta os padrões de consumo dos portugueses”, descreve.
Selo “a cadeia mais barata” é novidade
Desde os colchões aos cremes hidratantes, são já vários os produtos que transportam os selos, cujas licenças de utilização variam entre os 10 mil e os 40 mil euros, consoante a diversidade de suportes em que as marcas os pretendam estampar. As licenças são válidas por seis meses, sendo que uma das primeiras marcas a mostrar o selo “Escolha Acertada” aos consumidores foi a “Cien”, da cadeia Lidl, para o seu creme de rosto.
Mais recentemente, a Deco alargou os selos aos serviços, disponibilizando a certificação de “a cadeia mais barata”, que tem por base a análise do custo de uma cesta de compras pré-definida nas diferentes insígnias de supermercado. Os resultados deste estudo são publicados de quatro em quatro meses, sendo que, nas duas edições decorridas desde que a Deco disponibiliza o selo, nenhuma das cadeias que encabeçaram a lista (Jumbo e Continente, respetivamente) quiseram ostentar o certificado.
Quanto à abordagem feita às marcas para utilização do selo, Rita Rodrigues garante que a Deco não participa desse processo. “Publicamos o resultado dos estudos e, depois, há uma terceira entidade que contacta diretamente as marcas. E uma vez feito o contrato de aquisição, a verificação da devida certificação é garantida pela Bureau Veritas”, ressalva.
A associação considera que os seus selos se diferenciam dos demais presentes no mercado, dada a sua credibilidade enquanto defensora dos interesses do consumidor, assim como pela exigência e independência dos testes face aos interesses das marcas.
A Deco está inserida no grupo internacional International Consumer Research and Testing (IRCT), que reúne 35 organizações de defesa do consumidor.
*Texto originalmente publicado na edição impressa de janeiro do HIPERSUPER