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Alípio Pereira, diretor comercial SagalExpo

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Exportação

SagalExpo cresce: mais de 380 empresas confirmadas na 3ª edição marcada para abril

Alípio Pereira, diretor comercial para o mercado nacional da SagalExpo, enaltece o crescimento da feira que vai ter lugar de 15 a 17 de abril, na FIL, em Lisboa. “Vão estar presentes mais de 380 empresas, o que representa um aumento significativo, com mais de 30 por cento, em relação à última edição” sublinha.

Ana Rita Almeida
Alípio Pereira, diretor comercial SagalExpo

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SagalExpo cresce: mais de 380 empresas confirmadas na 3ª edição marcada para abril

Alípio Pereira, diretor comercial para o mercado nacional da SagalExpo, enaltece o crescimento da feira que vai ter lugar de 15 a 17 de abril, na FIL, em Lisboa. “Vão estar presentes mais de 380 empresas, o que representa um aumento significativo, com mais de 30 por cento, em relação à última edição” sublinha.

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Ana Rita Almeida
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A FIL volta a receber em abril a SagalExpo, feira que promove a internacionalização das empresas portuguesas, e que este ano conta com a presença de mais de 380 empresas que querem reforçar ou abrir portas à exportação dos seus produtos.

Alípio Pereira, diretor comercial para o mercado nacional da SagalExpo, confirma o crescimento da feira que vai ter lugar de 15 a 17 de abril, em Lisboa. “Vão estar presentes mais de 380 empresas, o que representa um aumento significativo, com mais de 30 por cento, em relação à última edição” sublinha. “Estes números são demonstrativos do interesse e a relevância da SagalExpo como uma plataforma importante para as empresas portuguesas mostrarem os seus produtos e serviços, estabelecerem contactos e expandirem os seus negócios para o importante mercado internacional.” acrescenta.
O número de importadores e, como tal, de mercados internacionais, também vai crescer nesta 3ª edição da feira, com a presença de mais de 1 100 profissionais que viajam até Portugal para conhecer e negociar aquilo que de melhor se produz no setor alimentar português.

“A SagalExpo promove a internacionalização das empresas portuguesas, dando-lhes visibilidade e acesso a novos mercados” lembra, acrescentando que  o objetivo passa por valorizar as marcas e produtos portugueses, incentivando o crescimento das exportações e contribuindo para o desenvolvimento económico do país. “Através da SagalExpo, as empresas têm a oportunidade de fortalecer sua presença no mundo e estabelecer parcerias estratégicas para levarem os seus negócios além-fronteiras” afirma.

O crescimento no número de empresas e profissionais presentes nesta feira é para o diretor comercial um reconhecimento do trabalho efetuado. “As empresas reconhecem a SagalExpo como a única plataforma essencial para a internacionalização devido às inúmeras oportunidades que o evento oferece. Além de dar a conhecer centenas de produtos portugueses a clientes internacionais de grande relevância e prestígio, a SagalExpo é percecionada como tendo um ambiente propício ao networking, a promoção da inovação e o fortalecimento da presença das empresas portuguesas no cenário internacional”.

A SagalExpo está marcada para os dias 15, 16 e 17 de abril e reúne na FIL, em Lisboa, empresas e marcas portuguesas e importadores de todo mundo. “Os setores representados na feira abrangem uma ampla gama de indústrias, desde o setor agroalimentar (azeite + 35 empresas, vinho + 120 empresas, pescado + 30 empresas, carnes e enchidos + 50 empresas, queijos + 20 empresas, doçaria e pastelaria + 30 empresas, produtos biológicos + 20 empresas) e até serviços complementares (como logística, transporte e serviços financeiros + 30 empresas, entre outros)” avança Alípio Pereira. “A diversidade dos setores em exposição reflete a riqueza e variedade dos produtos portugueses, destacando a qualidade e a inovação presentes na indústria nacional” conclui.

Sobre o autorAna Rita Almeida

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Pingo Doce reforça compromisso com a redução do uso de embalagens de utilização única

O novo saco para o pão reutilizável, produzido em Portugal, está disponível junto à secção de padaria, em dois padrões diferentes. “São feitos em 100 % algodão, resistentes e produzido por uma empresa portuguesa, assegurando um baixo impacto ambiental do transporte do produto e, ainda, promovendo a economia nacional.” explica Filipa Pimentel, diretora de desenvolvimento sustentável e impacto local do Pingo Doce.

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O Pingo Doce reforça o seu compromisso com a redução do uso de embalagens de utilização única e com a promoção da economia circular com uma nova solução reutilizável: o saco para o pão 100% algodão.

“Os novos sacos de pão reutilizáveis do Pingo Doce são mais uma alternativa sustentável e prática, que disponibilizamos aos nossos clientes, e foram também desenvolvidos a pensar no ambiente. São feitos em 100 % algodão, resistentes e produzido por uma empresa portuguesa, assegurando um baixo impacto ambiental do transporte do produto e, ainda, promovendo a economia nacional.” explica Filipa Pimentel, diretora de desenvolvimento sustentável e impacto local do Pingo Doce.

O novo saco, produzido em Portugal, está disponível junto à secção de padaria, em dois padrões diferentes.

São várias as opções reutilizáveis para acondicionamento e transporte dos produtos que o Pingo Doce disponibiliza nas suas lojas, nomeadamente os eco mesh bags, sacos reutilizáveis feitos com 100% algodão e produzidos em Portugal, os sacos de ráfia (com 60% de plástico reciclado), os sacos de papel (com 70% de fibras recicladas e cuja matéria-prima virgem é proveniente de florestas geridas de forma responsável), sacos de rede para frutas e legumes e os trolleys, que são uma solução muita adaptada pelos clientes que vão fazer as suas compras a pé.

O Pingo Doce lembra em comunicado que foi o primeiro retalhista alimentar em Portugal a permitir que os clientes utilizem as próprias embalagens em todos os balcões de atendimento da loja – peixaria, talho, padaria, take-away ou charcutaria, – evitando o uso de embalagens descartáveis.

Outra iniciativa, alinhada com esta preocupação ambiental, é o projeto ECO Água Filtrada, já disponível em mais de 296 lojas Pingo Doce e que, desde 2018, já permitiu evitar cerca 510 toneladas de embalagens de plástico descartáveis. A ECO Água Filtrada permite um consumo de água, de forma sustentável e económica, através da reutilização de uma garrafa resistente e especificamente concebida com esse propósito, promovendo, assim, a redução do plástico descartável e a proteção do ambiente.

“Estas iniciativas têm contribuído para uma diminuição do consumo de sacos de plástico descartáveis e para a adoção de novos hábitos por parte do consumidor aos longo dos anos e não queremos ficar por aqui. Vamos continuar a inovar e a trazer alternativas mais sustentáveis e acessíveis para os nossos clientes, tendo sempre em consideração os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida das embalagens dos produtos.” acrescenta Filipa Pimentel.

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Exportação

Nuremberg recebe Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Bombas de Calor em outubro

Desde 2016 que a InovCluster tem vindo a organizar a participação das PME nacionais neste certame que este ano acontece entre 8 e 10 de outubro, em Nuremberg.

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A Chillventa está de volta à Alemanha e vai realizar mais uma edição do certame, entre 8 e 10 de outubro, em Nuremberg. Considerada como a principal plataforma de apresentação das mais importantes tendências e inovações que moldam os sectores internacionais da refrigeração, Ar Condicionado (AC), ventilação e bombas de calor, a Chillventa 2024 constituise, como um importante barómetro das tendências futuras no setor.

A Chillventa ocupa oito pavilhões, e para além da mostra, oferece também um vasto programa de apoio durante os três dias da exposição, nomeadamente, palestras, workshops e seminários que podem proporcionar conhecimento técnico e de mercado valioso para os representantes das PME.

Nos stands dos expositores está contemplado uma exposição diversificada que inclui produtos, equipamentos, sistemas, aplicações e componentes para refrigeração, AC, ventilação e bombas de calor, bem como serviços, acessórios e ferramentas.

Na edição deste ano, o desafio passa pela abordagem ao tema da utilização e da prevenção do calor residual. Uma abordagem na ótica da sustentabilidade ambiental, com vista à elucidação e enfatização do cumprimento dos princípios da economia circular, num setor que pretende continuar a procura por caminhos de sustentabilidade.

A eficiência energética, a redução das emissões de gases com efeito de estufa e a sustentabilidade continuam também a ser as forças motrizes no desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e sistemas para refrigeração, AC e ventilação e bombas de calor.

Desde 2016 que a InovCluster tem vindo a organizar a participação das PME nacionais neste certame e segundo as palavras de Christelle Domingos, da InovCluster: “é com grande entusiasmo que voltámos a organizar uma participação conjunta na Chillventa. Esta feira tem vindo a ser uma aposta estratégica nos últimos anos por ser um ponto de referência incontornável para todas as empresas ligadas ao setor da refrigeração, ar condicionado, ventilação e bombas de calor. Através da nossa participação na Chillventa, reforçamos o compromisso em promover a excelência e a inovação das empresas portuguesas, contribuindo para a sua visibilidade e sucesso nos mercados internacionais. Convidamos por isso todas as empresas do setor a juntarem-se a nós nesta ação, beneficiando das inúmeras vantagens que a Chillventa tem para oferecer. E estamos convictos de que esta participação irá traduzir-se em oportunidades de negócio concretas e no fortalecimento das relações comerciais das PME portuguesas, impulsionando assim o desenvolvimento económico do nosso país’.

As empresas interessadas em participar podem consultar online as condições de participação ficha de inscrição.

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I&D

Três produtos de marca própria Continente distinguidos com prémio internacional

Bebida Vegetal de Aveia Barista Continente, Energised Shot e Smoothie Immunity Boost foram os três produtos Continente distinguidos nos PLMA’s 2024 International Salute to Excellence Awards, que reconhece a inovação e a qualidade dos produtos.

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Este ano, estiveram em avaliação mais de 550 produtos, de mais de 70 retalhistas de 23 países diferentes. Todos os produtos submetidos foram avaliados em termos de sabor, cheiro, textura, embalagem e apresentação, conceito do produto e relação qualidade/preço, por jurados internacionais de áreas como o retalho ou o jornalismo.

Na categoria de Smoothies & Shots, destacou-se o Immunity Bost Smoothie Continente Equilíbrio que obteve a pontuação máxima na sua relação qualidade/preço, tendo ainda recebido elogios relativamente ao seu sabor e embalagem.
Ainda nesta categoria, foi distinguido o Energised Shot Continente Equilíbrio que recebeu avaliações positivas sobre o seu sabor, design e relação qualidade/preço.
Já a Bebida Vegetal de Aveia Barista Continente destacou-se na categoria ‘Plant-Based Drinks’, destacando-se pelo seu preço, valor e embalagem.

Para Tânia Lucas, diretora comercial de marcas próprias Continente, “esta é uma distinção que muito nos orgulha e que nos dá ainda mais motivos para continuarmos a investir no desenvolvimento de novos produtos de Marca Própria Continente, em colaboração próxima com os nossos clientes. Todos os dias lançamos novos produtos que conquistam a confiança e a preferência das famílias, porque respondemos às suas necessidades e continuamos a surpreender com produtos que se distinguem pelos elevados padrões de qualidade.”

Em 2023, a Marca Própria do Continente representou cerca de 1 200 milhões de euros na área alimentar, registando um crescimento superior a 20% no último ano, ou seja, mais 190 milhões de euros, bem como, um crescimento superior a 75% nos últimos 4 anos.

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Retalho

Worten lança serviço de atendimento ao cliente em Língua Gestual Portuguesa

Serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa disponibilizado em parceria com a Serviin.

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A Worten passa a disponibilizar, no seu Contact Center, o serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para atendimento ao cliente, em parceria com a Serviin. Este serviço pretende prestar à comunidade surda um atendimento de qualidade, quebrando as barreiras de comunicação que existiam até ao momento.
A comunidade surda tem agora um canal de comunicação exclusivo, através do site e da app da Serviin, bem como no Portal do Cidadão Surdo, através do qual os técnicos de LGP promovem a triangulação da chamada com o Contact Center da Worten, garantindo a tradução em Língua Gestual Portuguesa.
“Este serviço vem permitir-nos prestar à Comunidade Surda o mesmo nível atendimento que ofereceremos a todos os clientes, facilitando o acesso a apoio técnico especializado e a todas as informações sobre os nossos produtos e serviços. Na Worten, estamos comprometidos com a conveniência dos nossos clientes, e o atendimento ao cliente é uma parte fundamental deste processo. A parceria com a Serviin permite-nos eliminar as barreiras que antes existiam e democratizar o acesso à informação, respondendo a esta necessidade da comunidade surda e contribuindo também para uma sociedade mais inclusiva”, explica José Vieira de Almeida, head of customer and loyalty da Worten.
O atendimento está disponível das 8:00 às 23:00 horas, de segunda a sexta-feira, incluindo feriados.

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Logística

DS Smith com novas soluções inovadoras de packaging sustentável para produtos pesados e de grandes dimensões

A DS Smith apresentou as suas soluções de packaging sustentável de alto desempenho para o transporte de produtos pesados e de grandes dimensões: Boxes FEFCO, Octabins e Boxes Palete, entre outras.

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A DS Smith apresentou, na fábrica de Leiria, as suas soluções de packaging sustentável de alto desempenho – Heavy Duty – para o transporte de produtos pesados e de grandes dimensões: Boxes FEFCO, Octabins e Boxes Palete, entre outras.

As soluções Heavy Duty da DS Smith garantem elevada resistência no transporte de mercadorias pesadas, de grandes dimensões e a granel, sublinha a empresa referência global de soluções de packaging sustentável à base de fibras. Produzidas em cartão duplo ou triplo canelado, 100% reciclável, são mais leves do que as suas homólogas de madeira que se encontram no mercado e estão aptas para o transporte terrestre, aéreo e marítimo, acrescenta.

E segundo a DS Smith, “as vantagens não ficam por aqui: estas soluções são otimizadas para conter o maior número de produtos em perfeitas condições e podem incluir acondicionamentos interiores à medida, evitando espaços vazios, o que garante a proteção total dos produtos, assim como minimiza os custos logísticos e ambientais. Além disso, estas soluções podem ser disponibilizadas em plano, para otimizar o espaço em armazém, pré-montadas ou prontas a usar e facilitam a logística inversa”.

A DS Smith oferece soluções que protegem os produtos ao nível do armazenamento e transporte, fornecendo packaging de alto desempenho para diversos setores e produtos, entre os quais: automóvel, equipamentos eletrónicos, plantas, frutas e legumes, alimentos congelados, equipamentos e peças mecânicas, sistemas industriais, energia solar, construção, metalomecânica, têxtil, baterias e bombas térmicas, logística e transportes.

Durante o evento, que se realizou no passado dia 19 de junho, foram apresentados três casos de êxito de empresas de referência dos setores automóvel, indústria e fruticultura, dois dos quais em colaboração com os próprios clientes que deram a conhecer a sua experiência com os produtos Heavy Duty, sublinhando o contributo da DS Smith para a melhoria da eficiência das suas cadeias de fornecimento.

Houve igualmente oportunidade de assistir ao processo produtivo associado a este tipo de packaging, assim como de ver em funcionamento os equipamentos mais recentes da fábrica, em particular a máquina de Heavy Duty e a nova caneladora state of the art que inclui a produção de cartão triplo canelado, equipamentos que fazem parte de um pacote de investimento de 50 milhões de euros que a DS Smith aplicou na modernização tecnológica das suas fábricas em Portugal nos últimos três anos. Os investimentos mais importantes incluem a aquisição de duas máquinas caneladoras topo de gama, para as suas fábricas de Leiria e do Porto, e a otimização do desempenho da caneladora da fábrica de packaging de Lisboa, aumentando assim a capacidade de produção de todo o tipo de cartão para packaging.

A DS Smith lembra que o cartão, além de ser biodegradável, é o material mais reciclado na União Europeia, com uma taxa de reciclagem superior a 80%, e a fibra de papel pode ser reciclada até 25 vezes, e que as suas soluções de packaging sustentável de alto desempenho em cartão canelado oferecem benefícios ambientais significativos, contribuindo para os objetivos da Estratégia de Sustentabilidade Now & Next da empresa, especialmente no que se refere à circularidade do packaging.

A divisão de packaging da DS Smith em Portugal conta com seis fábricas, situadas em Guilhabreu, Esmoriz, Águeda, Carregal do Sal, Leiria e Lisboa, e um centro logístico, na Madeira. A empresa possui ainda duas unidades de reciclagem no Porto e na Figueira da Foz e uma fábrica de papel kraft em Viana do Castelo.

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ESG

Missão Continente distribuiu mais de 7,6 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares

“A Missão Continente, apoia quem mais precisa e cria uma das formas mais eficientes de combate ao desperdício alimentar, reforçando o seu papel, enquanto agente ativo, na criação de valor social positivo, junto das comunidades que apoia”, sublinha Nádia Reis, diretora de comunicação e responsabilidade social do Continente.

Hipersuper

No primeiro trimestre de 2024, a Missão Continente distribuiu mais de 7,6 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares a 1033 instituições de solidariedade social e de apoio a animais, por todo o país. Só em excedentes alimentares esse apoio totalizou mais de 7 milhões de euros, o equivalente a mais de 2 milhões de refeições salvas.

“O trabalho de reaproveitamento e redistribuição de excedentes remonta a 1994 e, atualmente, são centenas as instituições de solidariedade social e associações de bem-estar animal que são apoiadas, pois todas as lojas Continente têm parceria com instituições locais para a doação dos seus excedentes. Estas recolhas são feitas diariamente e, ano após ano, temos vindo a alargar o número de instituições beneficiadas, de modo a reforçar e robustecer a nossa presença nas comunidades. Desta forma, a Missão Continente, apoia quem mais precisa e cria uma das formas mais eficientes de combate ao desperdício alimentar, reforçando o seu papel, enquanto agente ativo, na criação de valor social positivo, junto das comunidades que apoia”, explica Nádia Reis, diretora de comunicação e responsabilidade social do Continente.

Os artigos alimentares doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular. Estes incluem produtos frescos como fruta, legumes mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares, bem como, bens não alimentares. Estas doações ocorrem durante todo o ano, abrangendo as mais de 350 lojas Continente, localizadas de norte a sul do território continental e arquipélagos.

O ano passado, a Missão Continente doou 30,8 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares a 1097 instituições de solidariedade social de todo o país. Só em excedentes alimentares, esse apoio totalizou 27,4 milhões de euros, o equivalente a mais de 7,8 milhões de refeições salvas. Para além das doações regulares a instituições, a Missão Continente disponibiliza ainda bens alimentares aos seus colaboradores para consumo nas áreas sociais das lojas e entrepostos da MC.

A contar com os excedentes das lojas Continente, Entrepostos, Wells, ZU, Bagga, Go Natural, Continente LABS e Note! a doação total representa mais de 7,9 milhões de euros.

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Retalho

Empresas do retalho e bens de consumo apoiam a adoção de QR Codes com standards GS1

A declaração conjunta inclui plataformas de comércio eletrónico e defende a adoção global, até 2027, dos códigos de barras com recurso a standards GS1, a organização que representa o sistema de standards que, entre outros, inclui o QR Code.

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No dia em que que assinalaram os 50 anos da primeira leitura do código de barras, 22 das maiores empresas de retalho e bens de consumo juntaram-se para apelar à transição da codificação para QR Codes com standards GS1.

A declaração conjunta, que inclui plataformas de comércio eletrónico, defende a adoção global, até 2027, dos códigos de barras com recurso a standards GS1, a organização que representa o sistema de standards que, entre outros, inclui o QR Code.

Desde a primeiro leitura de código de barras em 1974, a colaboração entre retalhistas e fabricantes com recurso a standards GS1 conduziu a uma adoção generalizada do código de barras original. “Hoje, esta tecnologia é garantia de confiança universal para a identificação de produtos, com mais de mil milhões de artigos com códigos de barras que são lidos mais de 10 mil milhões de vezes diariamente, aumentando a eficiência das cadeias de valor em todo o mundo. Face à importância que tem, o código de barras da GS1 foi considerado em 2016 pela BBC uma das 50 inovações ‘estruturantes para a economia mundial’”, destaca a GS1 Portugal num comunicado.

A iniciativa conjunta das 22 empresas globais, que operam em mais de 160 países, pretende a utilização de standards globais de eficiência, segurança e sustentabilidade no setor do retalho e de bens de consumo. O objetivo é que, até ao final de 2027, os QR Codes GS1 sejam adotados amplamente, a nível global. Para concretizar esse objetivo, é necessário um esforço coordenado entre os fabricantes e os retalhistas: os fabricantes devem começar a implementar os QR Codes com as normas GS1 nas embalagens dos produtos, enquanto os retalhistas devem assegurar que os seus leitores de pontos de venda estão equipados para ler os novos códigos de barras bidimensionais, sublinha a GS1 Portugal, responsável pela introdução do código de barras no país, há 38 anos.

Os QR Codes desenvolvidos pela GS1 “podem permitir aos consumidores o acesso fácil a grande quantidade de informação sobre os produtos para melhorar a sua experiência, nomeadamente, instruções de utilização e reciclagem, segurança, informação nutricional e certificações da indústria”, revela ainda. A nova tecnologia a ser testada em 48 países de todo o mundo.

Assinaram a declaração conjunta global as empresas Alibaba.com, AS Watson, Barilla Group, Carrefour, 7-Eleven, Dr. Oetker, IGA, JD.com Group, Lidl International, L’Oréal, Master Kong, Mengniu Group, Metro, Migros Ticaret A.S., Mondelēz International, Nestlé, The Procter & Gamble Company, Savencia Fromage & Dairy, The J.M. Smucker Co., Tsingtao Beer Group, WH Group e Yili Group.

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Hipersuper

ESG

Corticeira Amorim considerada a empresa mais sustentável do mundo no setor dos vinhos

O galardão, atribuído por um júri internacional, destaca as conquistas da Corticeira Amorim em sustentabilidade ao longo dos últimos anos.

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A Corticeira Amorim foi galardoada com um dos Prémios de Sustentabilidade 2024 que destacam as empresas, a nível mundial, que colocam a sustentabilidade na vanguarda das suas operações empresariais.

Os Prémios de Sustentabilidade 2024 foram entregues a 30 empresas, com a empresa portuguesa a ser considerada a mais sustentável do mundo no setor dos vinhos. O galardão, atribuído pela revista britânica World Finance destaca, através de um júri internacional, as conquistas da Corticeira Amorim em sustentabilidade ao longo dos últimos anos.

“A sustentabilidade está profundamente enraizada no ADN da Amorim e a empresa orgulha-se de ver os seus esforços reconhecidos com este prémio. Estas distinções reforçam o compromisso e responsabilidade da empresa com a gestão eficiente de recursos, consumo sustentável, circularidade de processos, proteção de ecossistemas e políticas de desenvolvimento das nossas pessoas”, sublinhou o presidente e CEO da Corticeira Amorim.

António Reis Amorim referiu ainda que os “enormes avanços técnico e científicos potenciados pela aposta em I&D+i da Amorim Cork” levam a que os seus produtos sejam hoje “o expoente máximo da integração entre natureza e tecnologia, criando um modelo de negócio onde a economia circular é parte integrante”.

Fundada em 1870, a Corticeira Amorim é o maior grupo de transformação de cortiça do mundo, com dezenas de unidades de negócio espalhadas pelos cinco continentes. Exporta inúmeros produtos para mais de 100 países e conta com uma rede diversificada de 30 mil clientes.

A empresa investe milhões de euros anualmente em I&D+I, e registou, em 2023, 986 milhões de euros em vendas consolidadas, nas quais se incluem as cerca de 5,6 mil milhões de rolhas, representando 75,9% das vendas consolidadas.

Os Prémios de Sustentabilidade 2024 abrangem 30 indústrias, cobrindo desde o processamento de café até aos serviços financeiros.

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Alimentar

Montiqueijo lança rotulagem em braille

O cesto de Três Queijos Curados, composto por Queijo de Vaca sabor Simples, Queijo Apimentado e Queijo de Tomate & Manjericão, é um dos produtos da marca nacional a receber o sistema Braille.

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A Montiqueijo introduziu códigos Braille na rotulagem dos seus queijos.

O cesto de Três Queijos Curados, composto por Queijo de Vaca sabor Simples, Queijo Apimentado e Queijo de Tomate & Manjericão, é um dos produtos da marca nacional a receber o sistema Braille.

Também a embalagem de 200g do Queijo Fresco passou a ter rotulagem em Braille.

“A rotulagem em Braille reflete o nosso compromisso com a responsabilidade social e comunidade, procurando sensibilizar para a independência e autonomia de todos os consumidores, em especial de quem é portador de deficiência visual, para que possam tomar decisões de compra mais informados”, sublinha Dina Duarte, diretora-geral da empresa.

Este novo packaging foi desenvolvido em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).

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Retalho

Shopping Cidade do Porto investe 1 milhão de euros na sua modernização

O Shopping Cidade do Porto, que está prestes a comemorar o seu 30º aniversário, iniciou um projeto de substituição e modernização das suas infraestruturas de elevação, representando um investimento de cerca de 1 milhão de euros.

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As obras de requalificação, que estão previstas até ao final do ano, pretendem tornar os meios de elevação no centro comercial mais rápidos e eficientes, incluindo a substituição integral de 9 escadas rolantes, distribuídas por 4 pisos, e a modernização de 7 elevadores, bem como a substituição completa de 2 elevadores que percorrem 8 pisos do centro comercial.

“O Shopping Cidade do Porto reafirma o seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua das suas infraestruturas, assegurando assim uma experiência de compra mais eficiente e confortável para os visitantes, mas também para os lojistas que utilizam diariamente estes equipamentos. Trabalhamos diariamente para que o nosso centro seja um exemplo de inovação e bem-estar, sendo que este investimento é uma parte essencial desta missão”, sublinha Luís Sousa Ribeiro, diretor-geral da Imobiliária Névoa.

Esta requalificação representa a primeira fase de um conjunto de melhorias programadas para o centro comercial, que incluirá a abertura de novas lojas e outras mudanças significativas.

 

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